Cidades Quinta-feira, 07 de Julho de 2011, 07:30 - A | A

Quinta-feira, 07 de Julho de 2011, 07h:30 - A | A

EM MATO GROSSO

Prejuízos já são incalculáveis com a greve de servidores da Sema

Meio milhão de reais deixaram de ser arrecadados em apenas 15 dias de paralisação dos funcionários da secretaria

ALIANA F. CAMARGO
aliana@hipernoticias.com.br

 

Mayke Toscano/Hipernotícias
Servidores se reúniram após a negociação com o governo; greve no setor desestabiliza várias cadeias produtivas

A greve dos servidores do Meio Ambiente continua e prejuízos no setor são incalculáveis por falta de liberação de licenciamentos. Na reunião na quarta-feira (06) entre servidores paradose o secretário José Lacerda (Casa Civil) indica que a paralisação no setor continua por não chegarem a nenhuma proposta consistente.

Mas no início da noite, a categoria foi surpreendida com uma liminar que tornou o movimento ilegal. Nesta quinta-feira (7), o comando de greve deve se reunir para avaliar o impacto da decisão judicial.

Na reunião ocorrida na tarde de quarta estavam presentes a deputada estadual Luciane Bezerra (PSB), que faz parte da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e grupos ligados ao setor de base florestal.

Álvaro Leite, diretor do Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira), está acompanhando as negociações e se diz preocupado porque os prejuízos são incalculáveis. 

Mayke Toscano/Hipernotícias
Alvaro Leite, diretor do Cipem, se diz muito preocupado com a greve por conta dos prejuízos incalculáveis que está causando no setor de base florestal

O Cipem reúne em todo o Estado 400 indústrias de base florestal (florestas, indústria e mercado) e com a paralisação das emissões de licenciamentos o setor está deixando de atender a demanda.

Desde o dia 21 de junho, com as atividades paradas, a Sema deixou de arrecadar meio milhão de reais com taxas diversas, Os dados são do setor financeiro da Sema.

No setor  da indústria madeireira, Álvaro Leite diz que a falta de um entendimento entre as partes beira a irresponsabilidade já que o Estado está deixando de arrecadar impostos, além de deixar de cumprir atribuições com o mercado, que muitas vezes pode gerar em perdas de contratos.

A cadeia do setor de base florestal está sendo desestabilizada. De tudo que produzimos, cerca de 76% vai para o mercado brasileiro, 23% para o mercado internacional e 1% atende o mercado interno. A greve da Sema afeta a economia do Estado de forma imensurável”, avalia Álvaro Leite.

 

O setor de base florestal é um dos segmentos que estão sendo afetados com a greve que dura já 16 dias. O licenciamento das PCHs, liberação de obras da Copa de 2014, setor de produção de grãos também são prejudicados.

CRÍTICAS

A deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) fez duras críticas ao sair da reunião de negociação. Ela criticou o secretário do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia.

 

Alexander Maia está em viagem aos Estados Unidos. Segundo informações, o secretário pediu licença de 15 dias para fazer um curso.

 

Luciane Bezerra ficou indignada com a falta de atenção aos servidores. “É uma falta de respeito, tem que rever esse quadro. A casa está caindo e o secretário (Alexander Maia) tira férias. O governador tem que rever esse secretariado”, argumentou a deputada.

NEGOCIAÇÃO

 

Um dos membros da comissão de grevistas, Murilo Covezzi, disse que a categoria não chegou a numa evolução concreta, mas teve um saldo positivo porque “houve uma evolução política”.

                                                       

Mayke Toscano/Hipernotícias
Murilo Covezzi, da comissão de negociação dos servidores da Sema diz que governo não apresentou proposta consistente

A categoria quer a incorporação da verba indenizatória aos salários, o que corresponderia a um salário inicial de R$ 6.012,00, 34% de reajuste para os anos 2012, 2013 e 2014 e a definição do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

CASA CIVIL

O secretário José Lacerda, informou por meio da assessoria que continuará negociando e que as portas do Palácio Paiaguás continuarão abertas para a negociação.

Disse ainda que, como secretário, está somando esforços para solucionar os problemas existentes.

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros