Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 11h:35

Tamanho do texto A - A+

Prefeitura de MT limita número máximo de pessoas durante velório

Por: KHAYO RIBEIRO E LUIS VINICIUS

A prefeitura de Sorriso (398 km de Cuiabá) determinou, na quarta-feira (25), o número máximo de pessoas por velório na Capela Mortuária Municipal Lourdes Acco Vozniak, que fica ao lado do Hospital Regional.

prefeitura de sorriso

 

De acordo como Executivo municipal, será permitida a participação de, no máximo, dez populares por cerimônia no espaço. A decisão foi tomada como medida preventiva para evitar aglomerações, combatendo, assim, o Covid-19, o coronavírus.

A prefeitura frisou ainda que o cartório municipal está atuando em regime de plantão para que sejam confeccionadas as certidões de óbito. O serviço pode ser acionado por meio do telefone (66) 9.9915-1291.

A medida adotada pelo Executivo de Sorriso vai ao encontro do decreto que institui estado de calamidade pública em Mato Grosso, assinado pelo governador Mauro Mendes na quarta-feira (25).

Segundo a determinação estadual, dentre outras medidas, aos municípios fica permitida a realização de velórios com o número máximo de até 20 pessoas por cerimônia.

A medida objetiva conter o avanço do coronavírus por Mato Grosso, que, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), já registra nove casos confirmados de contágio pelo Covid-19 e monitora outras 326 ocorrências.

Na semana passada, o prefeito de Cáceres (217km de Cuiabá), Francis Maris (PSDB), também baixou um decreto de medidas de contingência para prevenção do coronavírus. Dentre as recomendações, o chefe do Executivo municipal determinou a proibição de velórios na cidade.

“Fica proibida ainda a realização de velórios, bem como a prática de esportes em espaços públicos que possibilitem o contato entre os desportistas, ou aglomeração de pessoas”, diz trecho do documento assinado na última quarta-feira (18).

Casos em MT

Na tarde quarta-feira (25), o boletim da Secretária de Estado de Saúde (SES) informou que Mato Grosso registrou nove casos de contágio pelo Covid-19, o coronavírus. A pasta informou também que monitora outras 326 ocorrências suspeitas.

Segundo o boletim, que é atualizado diariamente, Cuiabá registrou um novo caso de contágio, elevando o número de ocorrências de cinco para seis. Várzea Grande também teve uma nova contaminação pelo vírus, registrando, assim, dois casos. No interior do Estado, o município de Nova Monte Verde também tem uma ocorrência.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei







Mais Comentadas