O prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá, Osmar Froner (MDB), disse em conversa com a imprensa, na tarde desta segunda-feira (4), no Palácio Paiaguás, que poderá decretar situação de calamidade econômica em razão do fechamento da MT-251, no trecho do Portão do Inferno. Uma reunião será realizada com empresários e comerciantes ainda nesta segunda e a decisão já poderá ser tomada nesta terça-feira. Por outro lado, o governador Mauro Mendes (UB) criticou a fala de Froner e disse que "precisa parar de fazer festa".
"Tem risco, mas também tem prejuízo. Precisamos ter um ponto de equilíbrio, não podemos ser muito restritivo. Vou reunir todos os empresários e, se tivermos a confirmação desse impacto econômico, vamos decretar uma situação de emergência rarissíma por conta desse bloqueio", declarou Froner.
Por outro lado, o governador Mauro Mendes, ao ser questionado sobre a fala de Froner, disse que se o município está em crise financeira, não pode continuar fazendo festa e afirmou que é preciso focar em pagar as contas.
"Não pode decretar calamidade financeira e ficar fazendo festa. Se está em calamidade financeira, não faz festa. Focar em sanear as contas", rebateu Mendes.
A situação do Portão do Inferno ainda tem causado bastante embate. O local tem passado por obras emergencias da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) para contenção do paredão, onde tem havido diversos desprendimentos de rochas e causado risco para quem passa na pista. Porém, até o momento, nada de definitivo foi anunciado para resolver o problema.
A Associação de Guias e Condutores de Chapada propôs, na sexta-feira, um abaixo-assinado reivindicando que sejam desenvolvidas diversas ações para melhorar a trafegabilidade no Portão do Inferno onde, no momento, a passagem ainda ocorre por meio de 'pare e siga'.
Froner também falou sobre o projeto de construção da MT-030, uma rota alternativa de acesso a Chapada, mas que pode demorar até dois anos para todo o projeto ser finalizado e, depois, passar pelo processo de licenciamento, conforme explicou. O prefeito defendeu a tomada de uma medida definitiva na MT-251, em razão de a via já ser conhecida como "estrada de Chapada" e a presença de vários comércios ao longo dela.
"É uma obra importante, mas sabemos que um projeto nesse padrão demora dois anos para fazer solo, passagem, estudo ambiental. É uma obra com previsão para o final de 2025 (ou) 2026 e, quem sabe, o projeto está apto a licitar e o governo possa criar esse corredor alternativo. Enquanto isso, como prefeito, defendo a consolidação da (MT) 251. É uma estrada que tem muito comércio, pousadas, balneários e uma beleza invejável. Que ela (MT-251) possa servir à população de Chapada e a outra (MT-030) servir (para passagem de) carga pesada", defendeu.
Ainda segundo Froner, Mendes disse a ele que entre 15 a 20 dias receberá uma proposta de "passagem" para o local.
"Aquela que os técnicos aprovarem, ele (Mauro Mendes) vai autorizar o projeto e vai submeter ao licenciamento", afirmou Froner. Contudo, não foi informado sobre do que se tratava o projeto de resolução do problema na MT-251.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.