A mãe do ex-governador Dante de Olveira, Maria Benedita de Oliveira, compartilhou parte da sua experiência de vida em entrevista exclusiva ao HNT em 2022 quando completou 100 anos. A matriarca da família Oliveira direcionou a fala às mães. Católica fervorosa, a idosa aconselhou as tutoras a serem equilibradas, recorrendo à oração e paciência, sem esquecer o pulso firme ao educar os filhos. Maria Benedita faleceu aos 104 anos nesta segunda-feira (12). A idosa era acompanhada em tempo integral por equipe médica que adaptou a casa da idosa para acomodar os aparelhos utilizados nos tratamentos de saúde.
"Hoje, as mães novas ainda devem ser mais vivas e espertas do que as outras, porque hoje o mundo está cheio de tanta coisa errada, e precisa da mãe de pulso muito forte com as crianças, sabendo orientar com bons conselhos, muita paciência, muita oração para ver se conseguem essas crianças a terem uma noção mais forte da vida", falou à época.
Os conselhos de Dona Maria, como era conhecida, são mencionados pelas pessoas que conviveram com ela ao longo dos seus 104 anos, incluindo políticos experientes, como os deputados estaduais Carlos Avallone (PSDB) e Wilson Santos, amigos de Dante que mantiveram a amizade com a família mesmo após a morte do ex-governador. A sua capacidade de diálogo com gerações diferentes, mostrava a sabedoria de uma mulher à frente do seu tempo.
A história de Dona Maria começa em Poconé (105 km de Cuiabá), em 1º de maio de 1921. Aos 21 anos ela se casa com o advogado Sebastião de Oliveira, conhecido na Capital como 'Doutor Paraná'. Da união do casal nasceram sete filhos: Bernardo, Yolanda, Armando, Lúcia, Dante, Inês e Eneida.
PERDA DOS FILHOS E COVID-19
A idosa enfrentou a perda de três dos sete filhos: Bernardo, Dante e Lúcia. Bernardo, primogênito da família, morreu em 1972 em acidente de lancha no Rio Cuiabá. Dante em 2006. E Lúcia partiu aos 65 anos, vítima de uma doença rara.
Dona Maria acompanhou mudanças históricas no país. Ela viu Mato Grosso ser dividido, o Brasil enfrentar o período do Regime Militar e a redemocratização pelas mãos do seu filho, lembrado como o homem das Diretas Já, movimento que implicou na realização de eleições diretas à presidência da República. A mãe de Dante também superou a pandemia. Ela foi contaminada com o vírus duas vezes, em 2020 e 2021.
O velório de Maria Benedita de Oliveira, ocorreu na Capela Jardins, na sala das Orquídeas, em Cuiabá. Ela será sepultada no Cemitério da Piedade. A matriarca centária deixa sete filhos, 17 netos e mais de 30 bisnetos.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.


