Terça-Feira, 31 de Março de 2020, 15h:59

Tamanho do texto A - A+

Mato Grosso poderá ter 81 infectados com Covid-19 até 6 de abril, aponta estudo

Por: JANAÍNA ARRUDA

Um estudo de professores do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) prevê que Mato Grosso poderá ter 81 casos de infectados com o Covid-19, o coronavírus, até o dia 6 de abril, um dos meses do pico da contaminação da doença. Sendo um aumento de 450% em poucos dias.

Tumisu/Pixabay

coronavirus

 

O estudo analisa os casos já confirmados e por meio de cálculos exponenciais estimam a velocidade de contaminação, caso não sejam tomadas medidas de restrições de aglomerações e pessoas na rua. A partir do modelo ajustado, foram realizadas projeções para sete dias.

Uma das estimativas, em um cenário que não sejam realizadas ações restritivas, aponta um índice chamado Limite Superior, de 117 casos em 6 de abril. Esse é um cenário mais dramático, se a curva de contaminação não for reduzida.

Essa curva apresenta o ritmo exponencial de contágios e o objetivo das agências de saúde é “achatá-la” ao menor número possível de infectados, para que não haja superlotações nos leitos disponíveis, se por exempo muitas pessoas ficarem doentes ao mesmo tempo.

Nos gráficos disponíveis na plataforma pode-se acompanhar a evolução de contaminações em todo o Brasil e suas projeções de contágio, dentro desse período de sete dias. 

O trabalho foi idealizado pelo professor Anderson Castro Soares em parceria com a professora Lia Hanna Martins Morita.

“A análise destes dados pode fornecer evidências que auxiliem na tomada de decisões e no planejamento estratégico de ações, tais como propiciar maior número de leitos nos hospitais, deliberar sobre a manutenção ou interrupção do isolamento social, entre outras medidas”, explica um dos autores do estudo, professor Anderson.

Os dados são atualizados diariamente, por estados, com informações de contágios, mortes, projeções e estão disponibilizados por meio do link.

Casos em MT

No último balanço emitido pelo Ministério da Saúde, na segunda-feira (30), foram atualizados os números de casos de contágio pela Covid-19 em Mato Grosso. Conforme o levantamento, o registro de ocorrências subiu de 16 para 18 pessoas contaminadas.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei







Mais Comentadas