Mato Grosso está entre os 21 estados com mais aumento dos casos de covid-19 no último mês, apresentando um crescimento de 9% na última semana. Os dados constam da última Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde (MS), no sábado (12), que alerta a população para a nova circulação da variante BQ.1, da Ômicron. O Ministério recomendou, ainda, o retorno do uso de máscara facial.
De acordo com o documento, nas duas primeiras semanas deste mês, houve um crescimento de 708 casos na penúltima semana para 770 na última semana.
O Ministério da Saúde deixou claro o alerta no documento para registros de casos de covid-19 e circulação de novas linhagens da variante de preocupação, ou seja, a Ômicron.
Até 11 de novembro, já haviam sido registrados 34.908.198 casos e 688.656 mortes acumulados de covid-19 no Brasil, desde o início da pandemia. Em Mato Grosso, já somam 833.011 casos e 14.958 mortes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a BQ.1 é uma sublinhagem de BA.5, ambas são descentes da VOC Ômicron e carregam mutações na proteína spike. A partir da semana epidemiológica 40 (3 a 9 de outubro), a BQ.1 tem prevalência de 6% e já foi detectada em pelo menos 65 países.
Embora não haja dados sobre a gravidade ou escape imunológico de estudos em humanos, a BQ.1 está mostrando uma vantagem de crescimento significativa sobre outras sublinhagens da VOC Ômicron circulantes em muitos locais, incluindo Europa e Estados Unidos da América, e, portanto, merece monitoramento rigoroso.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.