Pelo menos 60 pessoas que residem de forma ilegal no loteamento Por do Sol, em Chapada dos Guimarães, bloquearam a rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), pedindo melhorias na política habitacional da cidade, ou seja, eles querem que o prefeito regularize a área para que eles possam construir suas casas de maneira legal, porque por enquanto eles são posseiros.
De acordo com as primeiras informações da Polícia Rodoviária Estadual, a via está bloqueada há cerca de uma hora, e não há previsão para liberação. Os manifestantes cobram a presença do prefeito José Neves (PSDB) para negociar a liberação da estrada.
|
O bloqueio está montado próximo ao Distrito de Água Fria, região onde estes grileiros residem desde 2012. O prefeito José Neves já disse anteriormente ao HiperNotícias que parte da área invadida, ainda sem dimensão do tamanho, pertence ao município e outra às União. O local grilado, denominado comunidade “Por do Sol”, está localizado na entrada do Distrito de Água Fria.
Ano passado, no mês de novembro, houve duas ocorrências que chamaram atenção da delegacia de Polícia Civil de Chapada dos Guimarães. Em um dos casos foi registrado homicídio e em outro uma tentativa. Tudo motivado por ordens de “tamanho da terra”. “Eles estão se matando por algo que nem é deles. Já teve morte lá porque um achou que a terra do vizinho estava maior que a dele. É uma briga constante. Eles estão lá de forma irregular”, disse o delegado da cidade Bruno Lima.
|
Um dos líderes da associação, conhecido por “Bráz”, está preso por tentativa de homicídio ocorrida ano passado, por conta da disputa de terra. O laudo dos danos ambientais na região será feito pela Sema.
Por enquanto nenhum tipo de negociação teve sucesso. Eles exigem a presença do prefeito, mas por enquanto a prefeitura não se manifestou se o chefe do executivo irá ao ponto de manifesto ou não. Enquanto isso o trânsito continua bloqueado.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.