O Ibama apresentou os primeiros resultados da Operação Xapiri-Sararé, deflagrada em 1º de agosto para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda (a cerca de 440 km de Cuiabá), território do povo Nambikwara.
A divulgação nesta terça-feira (12) informou que a ação já desmantelou uma ampla estrutura criminosa de extração clandestina de ouro. Até agora, foram inutilizadas 73 escavadeiras, 8 caminhonetes, 10 caminhões, 66 motores, 17 motocicletas e 148 acampamentos. Veja vídeo ao final.
Também foram apreendidos 33 mil litros de combustível e 10,7 kg de mercúrio — metal tóxico que contamina rios e solos.
Em propriedades rurais próximas, usadas como apoio logístico, fiscais destruíram depósitos ilegais de combustível e oficinas para manutenção de maquinário.
A TI Sararé lidera os alertas de garimpo ilegal em 2025, com 1.814 detecções.
A atividade já devastou 743 hectares de vegetação nativa, poluiu cursos d’água com mercúrio, provocou desmatamento, ameaçou a cultura Nambikwara e fortaleceu redes criminosas.
Desde 2023, o Ibama já apreendeu e inutilizou mais de 300 escavadeiras e diversos equipamentos usados na extração ilegal. A operação segue sem prazo para terminar.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.