O oncologista clínico na Oncomed Cuiabá, Marcos Rezende, fez um alerta às mulheres sobre sangramento durante a menopausa. Segundo o especialista, esse é um sintoma sugestivo para o câncer de endométrio. Marcos Rezende explicou no HNT TV Entrevista que o a reposição hormonal, comum entre as pacientes na idade madura, somada a obesidade são fatores de risco que influenciam no desenvolvimento do tumor.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam uma estimativa preocupante: 7,8 mil novos casos de câncer de endométrio são diagnosticados a cada ano no país. A faixa etária mais afetada pela doença são as mulheres a partir dos 50 anos.
"Normalmente vai ter esse sangramento fora do período menstrual e, principalmente, naquela paciente que já entrou na menopausa. Esse sangramento fora do período menstrual é o principal ponto de alerta. Além dessa questão da menopausa, ao notar um sangramento fora do período menstrual, a mulher já precisa ir buscar um especialista", falou Marcos Rezende ao podcast.
O sangramento fora do período menstrual é o principal ponto de alerta
O endométrio é o tecido que reveste a parte interna do útero e tem papel fundamental no ciclo reprodutivo da mulher. A cada mês, ele se espessa para receber um possível embrião e, quando não ocorre a fecundação, é eliminado durante a menstruação.
No entanto, quando há alterações hormonais ou estímulos anormais nas células dessa região, o tecido pode crescer de forma desordenada, dando origem ao câncer de endométrio.
O câncer de endométrio é muito dependente de hormônio
"Se a gente for colocar em termos de incidência, aqui no Brasil a gente está falando do sexto tipo de câncer mais comum nas mulheres dentro dos achados ginecológicos. O câncer de útero acaba sendo o primeiro e do endométrio o segundo. Ele é o um tumor que tem uma parte muito dependente de hormônio e da reposição hormonal. Mas a questão da obesidade influencia e impacta muito para o aparecimento dele também", disse Marcos Rezende.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.