Cidades Quinta-feira, 24 de Novembro de 2011, 18:04 - A | A

Quinta-feira, 24 de Novembro de 2011, 18h:04 - A | A

SOLIDARIEDADE

Hemocentro de Cuiabá espera colher 150 bolsas de sangue no 3ª Hemoarte

Nesta sexta-feira (24) comemora-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue; posto de doação está localizado na Rua 13 de Junho

HÉRICA TEIXEIRA
herica@hipernoticias.com.br

Divulgação

O Dia Nacional do Doador de Sangue vai ser comemorado com um grande evento; meta é colher 120 bolsas dos vários tipos sanguíneos

O hemocentro da Capital promove nesta sexta-feira (24) o 3ª Hemoarte, evento realizado para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A expectativa dos organizadores é de que ao menos mil pessoas passem pelo local para tirar dúvidas e participar da campanha.

Embora muitas passem pelo local, a realidade de doações, segundo Rita de Cássia, que é assistente de captação de doadores do Hemocentro, é de que apenas 150 pessoas doem sangue nesta sexta.

O número pequeno de doações se deve, de acordo com Rita de Cássia à falta de informação e um mito gerado sobre a doação de sangue. Alguns acreditam que podem prejudicar a saúde.

A assistente de captação diz que cada bolsa de sangue tem 450 ml e que as pessoas que doam recebem resultados de exames de sua própria saúde, principalmente os relacionados às doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis.

Quem quiser doar terá que ir até a sede do hemocentro, que fica na Rua 13 de Junho. A doação acontece em um amplo espaço, para que sejam colhidos o máximo de quantidade de sangue. A campanha começa às 8 horas e termina às 17h.

A assistente de captação de doadores do Hemocentro, Magda Matos, disse que esta data é muito importante para pacientes, servidores e doadores. “Vamos misturar doação de sangue com programações culturais. Esta é uma maneira de agradecermos a todos que vão doar e que sempre doam. É um momento de solidariedade e temos boas expectativas para este dia”, avaliou.

Atualmente o Hemocentro tem cadastrados cerca de 1,5 mil pessoas que doam sangue periodicamente em todo o Estado. São realizados em dias normais, em torno de 30 a 40 doações.

PROCESSO DE DOAÇÃO

Magda explicou que cada doador passa por cinco processos, que são: cadastro, triagem hematológica e clínica, doação e a entrega do lanche. O tempo de doação, segundo Magda, não ultrapassam os 25 minutos. “Todos estes procedimentos acontecem bem rápido. Fazemos toda esta triagem para que o doador tenha total garantia de sua saúde”, frisou.

Matos ainda citou seis pré-requisitos que o doador deve ter, que são: massa corpórea acima de 52 quilos, idade mínima de 16 e máxima de 67 anos. Em idades entre 16 e 17, o menor tem que estar acompanhado do pai ou da mãe. É indispensável documento com foto (preferencialmente Registro Geral), estar saudável e bem alimentado. “Além destes seis requisitos é bom que o doador tenha dormido bem a noite anterior à doação e evitar refeições muito gordurosas”, salientou Magda.

A assistente do Hemocentro alertou que apenas aqueles trabalhadores que desempenham funções de risco não podem doar sangue e voltar ao trabalho, mas outras atividades podem ser retomadas sem nenhum prejuízo ou dano a saúde. “Os trabalhadores da construção civil, por exemplo, não é recomendado que volte ao trabalho após doar sangue, já os trabalhadores da área administrativa estão liberados para retomar suas funções”, explicou.

Para quem tem interesse, mas ainda está com dúvidas sobre doação de sangue, as assistentes de doações disponibilizam o tempo para responder às dúvidas pelos telefones: 3623.0044 ou 3321.4578; ou na sede do Hemocentro localizada na Rua 13 de junho.

INTERDIÇÃO

Por causa do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, a secretaria Trânsito Transportes Urbanos (SMTU) informa que a Rua 13 de Junho será interditada das 00h às 20h, desta sexta-feira (25) para o fluxo de veículos. A interrupção do trânsito ocorre entre as Ruas Thogo Pereira e Major Gama, no centro de Cuiabá.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros