O Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT) decidiu recomendou o retorno do uso das máscaras para pessoas com sintomas gripais e crianças de 5 a 11 anos em ambiente escolar. A orientação também vale para ambientes fechados com aglomeração ou de ventilação prejudicada.
Além do uso de máscaras, é imprescindível a atualização da vacinação contra a Covid-19, conforme a disponibilização por faixa etária. Quanto à situação vacinal, Mato Grosso registra uma cobertura de 67% da população geral.
A recomendação partiu depois da reunião, na manhã desta quinta-feira (24), na Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), com gestores municipais, representantes de conselhos de classe e instituições.
A orientação ocorre por conta da confirmação da circulação da subvariante da ômicron B.Q.1 em Mato Grosso em três residentes de Cuiabá, além do registro de aumento no número de novos casos da doença em todo o país.
LEIA MAIS: Mato Grosso já registra três casos da nova subvariante da Ômicron causadora da nova onda
Em Mato Grosso, quando analisados os dados nos últimos 14 dias, identifica-se o registro de 567 casos confirmados por Covid-19, que representa uma incidência de 16,27 casos por 100 mil habitantes. O estado ainda apresenta nível 1 de alerta, considerado como baixo.
“É um momento de precaução e cuidado, em que as medidas de biossegurança voltam a ser importantes para a contenção da disseminação do vírus. É importante usar a máscara em situações específicas e estar com a vacinação em dia”, disse a secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.