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Cidades Quarta-feira, 27 de Dezembro de 2023, 09:26 - A | A

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Quarta-feira, 27 de Dezembro de 2023, 09h:26 - A | A

RELATÓRIO RECOMENDA

Governo da BA autoriza lançar edital para instalar vagões do VLT parados em MT

Documento do Grupo CCR, empresa responsável pelo Sistema Metroviário de Salvador, aponta que modal se encontra com 30% de depreciação; gestão baiana vê na negociação a possibilidade de adquirir um material satisfatório ‘por um preço acessível’

AMANDA GARCIA
Da Redação

Um relatório do Grupo CCR, empresa responsável pelo Sistema Metroviário de Salvador, na Bahia, recomendou a compra dos 40 vagões do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que se encontram parados em Mato Grosso. Diante da novidade, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), autorizou, nesta terça-feira (26), o lançamento do edital de licitação para a implantação do modal na capital.

Segundo informações da imprensa baiana, a empresa calculou que o valor original dos trens sofreu uma depreciação de 30% em razão dos 10 anos em desuso. Em razão disso, o documento sugere ajustes de garantia técnica e assistência por dois anos.

Segundo a CCR, mesmo com os vagões em condições de operar, deve-se estabelecer condições no processo de compra e venda, a exemplo de garantia técnica; assistência pós-venda por pelo menos dois anos; disponibilização de insumos para os primeiros meses de operação; toda a documentação técnica que viabilize o rastreamento da fabricação e os reparos dos componentes, além de manuais de operação e de manutenção.

A negociação entre os governos da Bahia e Mato Grosso se arrasta desde agosto. Conforme o veículo baiano 'A Tarde', com um investimento total de R$ 3,6 bilhões, a gestão de Jerônimo vê na aquisição dos trens “uma oportunidade de obter um material satisfatório por um preço acessível”, acelerando a entrega do novo VLT de Salvador.

Com intermédio do Tribunal de Contas da União (TCU), a aquisição é acompanhada por um grupo de trabalho (GT) criado no dia 25 de agosto para encontrar soluções viáveis aos vagões que estão parados em Mato Grosso.

LEIA MAIS: Ministro do TCU prorroga discussão sobre venda dos vagões do VLT para Bahia pela 3ª vez

O VLT

Projetado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a implementação do modal em Mato Grosso foi marcada pela corrupção e seus entraves judiciais. A obra paralisada, que custou R$ 1 bilhão, teria 22 quilômetros de extensão entre Cuiabá e Várzea Grande.

Em dezembro de 2014, as obras foram interrompidas. Em 2018, o governo do Estado rompeu o contrato com o consórcio VLT e, depois, decidiu substituir o modal pelo Ônibus de Trânsito Rápido (BRT). Já em dezembro do ano passado, o governo começou a retirar as estruturas que serviriam de suporte para o VLT em Várzea Grande e deu início às obras para instalação do BRT na sequência.

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