O engenheiro civil e professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), João de Souza Vieira Filho, 71 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (10). João passou recentemente por um tratamento de câncer de próstata, mas a causa da morte foi em decorrência de uma infecção pulmonar. Ele estava internado em hospital particular de Cuiabá. Além de se dedicar à formação de novos profissionais, João se decidou à pesquisa, presidiu o Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT) e foi militante e presidente do extinto Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). João deixa dois filhos e quatro netos.
O atual presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, lamentou a partida do colega de profisão. "A diretoria, conselheiros e colaboradores respeitosamente enviam aos familiares e amigos, condolências e os mais sinceros pêsames".
A UFMT também se manifestou por meio de nota. João Vieira começou a lecionar na instituição em 1978 e se aposentou em 2014. "Em 2005, atuou como Secretário de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo na Prefeitura de Cuiabá", lembrou a universidade.
MILITANTE POLÍTICO
O engenheiro tinha uma paixão pela política regional, sendo uma figura recorrente nas rodas de discussões políticas. O presidente do PSDB em Mato Grosso, Carlos Avallone, o tinha como amigo e referência profissional
"Meu grande amigo, compadre e irmão, João Vieira. João foi um exemplo de amizade, companheirismo e lealdade, e sua memória permanecerá viva em cada um de nós", falou Avallone.
Robério Garcia, pai do secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União Brasil) foi sócio de João Vieira por 30 anos. Eles também dividiram a luta como militantes políticos. O empresário disse que o engenheiro-civil deixa um "grande legado".
"Tínhamos uma amizade fraternal. Ele era o meu irmão, foi meu sócio por mais de 30 anos, construímos uma história juntos e é uma perda muito forte. Somos amigos desde criança, sócios, estou muito sentido. Na política, sempre marchamos juntos. O João foi um homem de grande coração, foi sempre bem quisto por todos e deixa um grande", falou Robério.
Ver essa foto no Instagram
PRIMO DIZ QUE ENGENHEIRO USAVA RESPIRADOR
Pedro Moreira é primo de segundo grau de João Vieira. Os dois cresceram juntos e chegaram a dividir a mesma casa no Rio de Janeiro, na época da faculdade. O familiar disse que Pedro sofria com problemas no pulmão e fazia uso de respirador. O primo lembra que a saúde de João começou a declinar próximo ao final do ano de 2023.
"Ele é meu amigo de infância, moramos juntos e a vida inteira fomos muito próximos. Ele acabou descansando pois o seu sofrimento era muito grande", lamentou.
VELÓRIO E SEPULTAMENTO
O velório de João Vieira será realizado na Capela Santa Rita, em Cuiabá, nesta quinta-feira (11), a partir das 6h30. O sepultamento ocorrerá às 10h30, do mesmo dia, no Cemitério da Piedade.
NOTA DO CREA-MT NOTA DO CREA-MT
"O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) lamenta profundamente o falecimento do engenheiro civil João de Souza Vieira Filho. Ele ocupou diversas diretorias, além dos cargos de vice-presidente e presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT).
O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, diretoria, conselheiros e colaboradores respeitosamente enviam aos familiares e amigos, condolências e os mais sinceros pêsames".
NOTA DA UFMT
"A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) registra profundo pesar pelo falecimento do professor aposentado, João de Souza Vieira Filho. Ele ingressou no quadro da Instituição em 1978, e atuava na área de Engenharia Civil.
Em 2005, atuou como Secretário de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo na Prefeitura de Cuiabá. No Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), ocupou diversas diretorias , além dos cargos de vice-presidente e presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT). Aposentou-se em 2014".
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.