Em um vídeo publicado no perfil da União Estadual dos Estudante (UEE-MT), estudantes protestam contra o aumento da tarifa de ônibus entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger (33 km de Cuiabá). Entre as reivindicações estão o retorno na meia passagem e aprovação da lei do passe livre intermunicipal.
Antes do aumento de quase 9%, a passagem custava R$ 7,35; agora está 8 reais. A elevação no valor, acontece com a anuência da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT), cujo argumento é que o aumento é uma resposta ao custo do combustível, manutenção e mão de obra. Mais de 1.500 passageiros utilizam, diariamente, o veículo que faz a linha Cuiabá x Santo Antônio do Leverger.
Associação dos Usuários de Transporte Coletivo de Mato Grosso (ASSUT-MT) também se pronunciou e aderiu ao movimento estudantil e adicionou mais uma pauta: a passagem gratuita não só para estudantes como para pessoas com deficiência (PCD). Atualmente a passagem intermunicipal é gratuita somente para idosos, aposentados e pensionistas.
No vídeo, uma das estudantes afirma "ser inadmissível que os estudantes tenham que escolher entre o transporte ou a alimentação, no dia a dia da universidade", afirmou a estudante de Letras. As alunas repudiam a ação da Ager-MT e convocam deputados estaduais para a aprovar o Projeto de Lei, que garante o Passe Livre dos estudantes no estado.
PL 1627/2025
No início do mês o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) propôs um PL que garante o pagamento de metade do valor das passagens do estudantes da Baixada Cuiabana, com subsídio do governo de Mato Grosso. A proposta foi feita como indicação do vereador Sargento Zito (PL), DE Santo Antônio do Leverger.
Veja as reivindicações dos estudantes:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.








