Sábado, 27 de Julho de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,66
euro R$ 6,15
libra R$ 6,15

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,66
euro R$ 6,15
libra R$ 6,15

Cidades Segunda-feira, 26 de Novembro de 2018, 17:01 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Segunda-feira, 26 de Novembro de 2018, 17h:01 - A | A

FIRST LEGO LEAGUE

Estudantes do Sesi conquistam dois troféus para MT em Torneio de Robótica

REDAÇÃO

Os estudantes do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) conquistaram dois troféus para Mato Grosso no Torneio de Robótica First Lego League, realizado neste fim de semana (23 e 24/11), em Goiânia. A equipe Brotherhood, do Sesi Escola Cuiabá, ficou em primeiro lugar em “Estratégia e Inovação do Robô” e a equipe Young Creators  foi a melhor em “Inspiração no Core Valeus” entre os 450 estudantes dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

 

Divulgação

Estudantes troféu torneio robótica

 

O tema da temporada 2018/2019 é Into Orbit (em órbita) e desafia os participantes a pesquisar sobre as questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Durante os dois dias de torneio, foram explorados assuntos como foguetes, satélites, comunicação, sobrevivência, aspectos psicológicos de uma viagem espacial e o quanto os astronautas são expostos a situações de estresse.

 

Além dos projetos de pesquisa, as equipes também foram avaliadas em três categorias: Design de Robô (planejamento, projeto e construção de um robô com peças Lego); Core Values (que avalia valores como trabalho em equipe e espírito colaborativo entre os participantes) e o Desafio do Robô (quando os robôs autônomos cumprem missões na mesa da competição em partidas de 2 minutos e 30 segundos).

 

Para a estudante, Bruna Busato, 13 anos, que integra a equipe Brotherhood, participar mais uma vez do torneio foi emocionante. “Gosto muito da robótica e esse ano, com a Junior Brother, nos sentimos ainda mais honrados por poder ajudá-los. Sei da vontade e dificuldade de cada um e ver o crescimento de todos hoje é muito bom. A robótica vai ficar pra sempre na minha vida e os aprendidos valores também. Todos deviam ter essa mesma oportunidade”, declara.

 

A equipe Junior Brother participou do torneio pela primeira vez, mas um de seus integrantes, Henrique Arantes, tentava integrar o grupo há quatro anos. “Com a robótica vejo que posso fazer história. Finalmente me sinto especial, com esse sonho realizado. Sinto que uma parte da minha vida está completa, vejo que muitas oportunidades vão se abrir no futuro pra mim. Antes da robótica, reconheço, era insuportável, tinha medo de não ser ninguém e aqui eu sou e consigo ajudar em alguma coisa”, disse.

 

A mãe do aluno João Vitor, 15 anos, da Young Creators, Rosana de Arruda contou que a robótica transformou a vida do filho. “Quando ele recebeu o convite para integrar a equipe foi uma surpresa. Ele tinha dificuldade em cumprir compromissos e também com assiduidade e a robótica mudou muito ele. Devo muito aos professores que fizeram a diferença neste processo. Ficamos honrados em, numa escola com tantos alunos, ver nossos filhos como representantes do estado, mas o ganho maior é na vida de cada um deles”, destaca. 

 

A superintendente do Sesi MT, Lélia Brun, afirma que o incentivo à prática da robótica contribui para o desenvolvimento de competências, aprimoramento das relações interpessoais e também na escolha da profissão. “Já vejo esses estudantes segurando o troféu internacional do torneio. Vamos continuar nos empenhando para motivá-los ainda mais a conquistar novos desafios. Estamos muito orgulhosos da competição neste ano, mas queremos ir mais longe no ano que vem”, afirma ela.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros