Cidades Terça-feira, 28 de Junho de 2022, 11:12 - A | A

Terça-feira, 28 de Junho de 2022, 11h:12 - A | A

BAIXA MAGNITUDE

Dois municípios de Mato Grosso registram tremores de terra

Fenômenos tiveram profundidade de zero quilômetro, que indica um sismo raso

MÁRCIA TOMAZ
Da Redação

Reprodução

image

Duas cidades de Mato Grosso registraram tremor de terra no último domingo (26). Em Porto dos Gaúchos (648 km de Cuiabá), segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o evento foi de 2,8 graus de magnitude na Escala Richter. Em Juara, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o tremor foi de 2,6 de magnitude na Escala Richter.

Segundo a USP, em Porto de Gaúchos, o tremor foi na latitude 11.71°S e longitude de 57.64°W. O fenômeno teve profundidade de 0 km, que indica um sismo raso (ocorrido possivelmente entre 0 e 10 km). Entretanto, não há dados suficientes para estimar uma profundidade precisa.

Em Juara, foi registrado um tremor de 2,6 graus de magnitude com latitude de -11.78515625 e longitude de -57.64549637, também com profundidade de 0 km. O fenômeno foi registrado por volta das 6h17 de domingo.

Porto dos Gaúchos é bastante conhecida por registrar os fenômenos sismológicos. Em abril deste ano, também houve um tremor de 3,5 de magnitude na Escala Richter.

A região também registrou o maior tremor de terra do Brasil, em janeiro de 1955, na Serra do Tombador, um abalo sísmico de 6,6 graus de magnitude na Escala Richter. Apesar dos riscos, ninguém ficou ferido.

De acordo com Centro de Sismologia da USP, na escala de tremores com magnitude, as destruições são causadas por terremotos com mais de nove graus de magnitude.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros