Cidades Quarta-feira, 07 de Setembro de 2011, 12:07 - A | A

Quarta-feira, 07 de Setembro de 2011, 12h:07 - A | A

ORDEM UNIDA

Data da Independência do Brasil não tem sentido patriótico

Professor de Ciências Políticas critica data que, para ele, tem pouco significado para o brasileiro, que prefere aproveitar o feriado com outras atividades

HÉRICA TEIXEIRA
herica@hipernoticias.com.br

 

Mayke Toscano/Hipernotícias

O dia 7 de Setembro, data da comemoração da Independência do Brasil, tem pouco significado de patriotismo por parte dos brasileiros, segundo explicou o professor de Ciências Políticas, João Edison de Souza. "As pessoas utilizam deste feriado para passear, visitar parentes e até mesmo viajar", observou. A explicação do professor é de que as pessoas estão insatisfeitas com o país e enumerou alguns destes motivos.

“Primeiro, a Pátria coloca os brasileiros para trabalhar para ela por cinco meses. Arrecada dinheiro e não devolve, a exemplo da saúde, segurança, educação, etc. Quando queremos um serviço de qualidade temos que pagar por isso”, frisou.

João Edisom fez duras críticas ao papel do Estado na vida dos mato-grossenses. Para o professor “o Estado está o tempo todo punindo o trabalhador”, e citou como exemplo os agentes de trânsito que vivem para dar multa para os trabalhadores.

João acrescenta ainda que na realidade nunca houve patriotismo, antigamente havia a figura dos cidadãos com patriotismo, mas isso era feito por obrigação. Os cidadãos não têm orgulho do seu país.

“Independência no Brasil nunca teve muito significado para o povo. Nosso orgulho está voltado para outras atividades, como por exemplo, futebol”, declarou.

João Edison continuou explicando perfil dos brasileiros. “Que pai coloca nome de político no seu filho? É sempre nome de jogador, ator ou atriz” enfatizou.

Sobre o desfile cívico do Estado nesta quarta-feira (7), o professor acredita que só participam instituições ligadas ao governo, o povo não tem compromisso de assistir ao desfile. E acrescentou que quem for até lá é para protestar.

“Os desfiles estão ligados a unidades do governo. As categorias que comparecerem amanhã é para protestar”, argumentou.

Quando perguntado sobre a programação do feriado de 7 de Setembro e se pretende acompanhar o desfile cívico, João Edison foi enfático e disse que "como todo brasileiro vou ficar em casa fazendo coisas que não dá tempo de fazer durante a semana", respondeu.

FERIADO

Neste 7 de Setembro o comércio está autorizado a abrir, conforme permitido em Lei Federal nº 11.603/2007 e autorização da Lei Municipal nº 5.165 de 2008,com exceção de 1º de janeiro; Sexta–feira Santa; 1º de Maio (Dia do Trabalho); 02 de novembro (Dia de Finados) e 25 de dezembro (Natal), portanto em 7 de setembro pode haver expediente no setor de comércio.

Conforme explica o diretor executivo da CDL Cuiabá, Nelson Soares, as agências bancárias, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), vão se manter fechadas, “sendo a regra que as contas com data de vencimento em dias como este ficam, automaticamente, prorrogadas para o próximo dia útil, quinta-feira (8), portanto”, esclareceu.

Os órgãos públicos estaduais e municipais estarão fechados, o que de acordo com o diretor executivo da CDL, também pode incrementar as vendas. “Já temos experiência de que pontos facultativos e feriados para servidores públicos são muito usados por estes para fazer compras”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO

07 de Setembro – quarta-feira

15h45 - Av. do CPA – Praça das Bandeiras - Revista da Tropa pelo Governador de MT

16h - Desfile Cívico Militar com atrações de Tanques de Combate do Exército, Show aéreo com helicóptero militar.

18h15 - Encerramento do Desfile Cívico Militar

18h30 - Desfile Cívico Militar no Bairro CPA II (Av. Brasil – CPA II)

08 de Setembro – quinta-feira

8h - Hasteamento da Bandeira Nacional - Praça Alencastro: (participação das escolas, Bandas do EB/PM/CBM e Fanfarras).

8h30 - Apresentação de Fanfarras

9h às 17h - Exposições de materiais e equipamentos Militares e de entidades civis.
Realização dos jogos da 1ª Copa da Independência de Futsal Interbairros
Ginásios diversos: Aecim Tocantins, Verdinho, Bombeiro/Coophamil.

Exposição Cultural: Criação da Capitania de Mato Grosso - Museu Histórico de Mato Grosso – Praça da República e Exposição Cultural: Panorama das Artes Plásticas de Mato Grosso. Palácio da Instrução (ao lado da Igreja Matriz de Cuiabá)

Visitas de escolares a Instituições Militares (Quartéis do Exército Brasileiro, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar)

9h às 21h - Palestras em escolas sobre a Independência do Brasil

09 de Setembro – sexta-feira

8h - Hasteamento da Bandeira Nacional - Praça Alencastro (participação das escolas, Bandas do EB/PM/CBM e Fanfarras).

8h30 - Apresentação de Fanfarras

9h às 17h - Exposições de materiais e equipamentos Militares e de entidades civis
Realização dos jogos da 1ª Copa da Independência de Futsal Interbairros
Ginásios diversos: Aecim Tocantins, Verdinho, Bombeiro/Coophamil.

Exposição Cultural: Criação da Capitania de Mato Grosso - Museu Histórico de Mato Grosso – Praça da República e Exposição Cultural: Panorama das Artes Plásticas de Mato Grosso. Palácio da Instrução (ao lado da Igreja Matriz de Cuiabá)

Visitas de escolares a Instituições Militares (Quartéis do Exército Brasileiro, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar)

9h às 21h - Palestras em escolas sobre a Independência do Brasil

19h - Solenidade de Encerramento da 1ª Copa da Independência de Futsal Interbairros – Ginásio Aecim Tocantins

10 de Setembro – sábado

16h - Desfile Cívico Militar no Bairro Parque Cuiabá (Av. 5, Bairro Parque Cuiabá)

11 de Setembro – domingo

16h - Desfile Cívico Militar no Bairro Pedra 90 (Av. Nilton Rabelo de Castro)

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros