Nascido em Cuiabá há décadas na região, o autônomo Joacir Leite é da época em que ainda era possível ver os navios atracando no Rio Cuiabá. Ele relembra do tempo em que a comunidade se reunia no Porto para as festividades, presenciou o abandono da região e agora vê a Orla do Porto revitalizado, voltando a ser um ponto de encontro da população cuiabana.
Transitando pela recém-inaugurada Orla do Porto, Leite aponta locais que marcaram sua infância e juventude e que foram esquecidos com o tempo. Na arquitetura que rodeia o “novo” Porto, o morador identifica alguns dos prédios tradicionais que estão reproduzidos no local.
Embora pontue que as obras de revitalização deram uma cara nova ao Porto e que com isso as pessoas passem a frequentar mais o local, a região não tem mais o significado que tinha antigamente e também não lembra em nada a Orla em que tantas famílias se reuniam para o lazer, como conta o morador.
“Naquela época o que se tinha aqui era a feira do Porto, o desembarque, a praça e o chafariz, que hoje não existe mais. O que temos hoje não tem nada a ver com o que realmente foi o local. Com a modernização, não preservaram o local e não respeitaram a arquitetura do que era o Porto original”, afirma.
"Se comparado com as condições em que o mais antigo bairro de Cuiabá se encontrava, melhorou muito com as reformas, mas “não traz lembrança nenhum do que ele já foi”, relata.
O cuiabano ressalta também que os avanços e o crescimento da cidade acabaram por degradar muito da história da capital. “A cada obra degrada mais o rio. Ai vem também esgoto, lixo que acaba com os rios e nascentes”, ressalta. “O Rio é vida para nós e está acabando”, frisa.
Vivendo há mais de 60 anos na Capital, Joacir Leite se entristece com as mudanças que o avanço causou em muitos pontos que foram referência na capital, mas reconhece a importância das mudanças. "Hoje o Porto está muito diferente do que era antigamente, mas com as melhorias não vai ficar abandonado e as pessoas poderão frequentar com segurança esse local que é tão importante para Cuiabá”, completa.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.