Sexta-Feira, 22 de Maio de 2020, 16h:50

Tamanho do texto A - A+

Cuiabá proíbe utilização de ginásios e quadras esportivas

Por: RAYNNA NICOLAS

O secretário de Cultura, Esportes e Lazer de Cuiabá, Francisco Vuolo, determinou, em portaria publicada na última quinta-feira (21), o fechamento de equipamentos comunitários públicos, tais como quadras poliesportivas, miniestádios e ginásios de esportes.

Assessoria

Ginásio Quilombo

 

A medida, que ainda suspende toda e qualquer atividade que possa ocasionar aglomerações de pessoas no uso de espaços coletivos, considera a necessidade de conter o avanço da pandemia de Covid-19, o novo coronavírus, na Capital.

Os espaços públicos dispostos no texto da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), poderão ter a iluminação desligada após as 18 horas, para coibir a utilização dos equipamentos e consequente aglomeração de pessoas.

Além disso, a portaria nº 008/2020/SMCEL prevê a interrupção da locação de quadras poliesportivas, campos de futebol e congêneres em Cuiabá pelo prazo de 30 dias, podendo ser prorrogado.

Para realizar a fiscalização, ficou instituída uma comissão composta por servidores municipais vinculados à Pasta, que irão orientar e conscientizar a população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19.

A medida vem de encontro a outras restrições impostas pelo munícipio de Cuiabá no âmbito da realização de práticas esportivas, também o impedimento do acesso aos parques municipais Tia Nair, Parque das Águas, Parque das Nascentes e Parque da Família.

Em relação às fiscalizações, a portaria esclarece que, os servidores integrantes da comissão, deverão estar identificados e cumprir todas as medidas de biossegurança recomendada pelos órgãos de saúde.

“No desempenho de suas funções, os integrantes da comissão defiscalização desta Secretaria deverão estar devidamente documentados, de posse da cópia dos Decretos, Portarias e identificações, bem como ficam obrigados a observância das medidas de biossegurança recomendada pelas Autoridades Sanitárias”, diz trecho.

A comissão ainda poderá se valer de apoio na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, caso entenda que é necessário.

Atualmente a Capital lidera o ranking de casos de coronavírus no estado, com 380 registros. Só nas últimas 24h, foram notificados 46 casos confirmados de Covid-19 em Cuiabá.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei