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Cidades Segunda-feira, 28 de Outubro de 2024, 17:00 - A | A

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Segunda-feira, 28 de Outubro de 2024, 17h:00 - A | A

“PIOR QUE SUS”

Cliente relata lotação e falhas no sistema em laboratórios da Unimed Cuiabá

Descredenciamento de empresas de exames pode estar entre as causas

ANDRÉ ALVES
Redação

Uma mãe, que preferiu permanecer anônima, denunciou as dificuldades enfrentadas para realizar exames de sangue e fezes para seu filho em laboratórios da Unimed Cuiabá. A primeira parada foi em uma unidade na rua Barão de Melgaço, onde a superlotação era tão extrema que não havia assentos disponíveis para os pacientes. “Estava lotado. Gente sentada, gente em pé, gente no balcão. Fiquei cerca de meia hora e não fomos chamados nem para o primeiro atendimento”, relatou.

Diante da insatisfação, ela decidiu procurar outra unidade da Unimed, mas encontrou a mesma situação caótica: longas filas e sistema colapsando. Buscando uma alternativa, a mãe dirigiu-se ao laboratório Sabin (antigo Carlos Chagas) na região central de Cuiabá, onde foi informada de que o convênio com a Unimed havia sido cancelado de forma unilateral. “A moça que me atendeu disse que esse era um dos motivos para estarem tão cheios”, contou.

Os exames solicitados, que incluem hemoglobina e fezes, são considerados simples e de rotina. Contudo, a falta de atendimento adequado e a sobrecarga nos serviços têm gerado grande frustração entre os usuários. “Estou pagando por um plano e, na hora que preciso, não consigo. É uma situação absurda, está pior que o SUS”, desabafou a mãe.

Em nota, o Laboratório Carlos Chagas/Sabin Diagnóstico confirmou que o atendimento aos beneficiários do convênio foi interrompido de forma unilateral desde o dia 1º de outubro de 2024. A reportagem tentou contatar a assessoria da Unimed para obter esclarecimentos, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

"Com 56 anos de tradição e referência em serviços de saúde no estado, o Carlos Chagas/Sabin possui sua qualidade chancelada por programas de acreditação e amplo portfólio de exames e lamenta a decisão da cooperativa de limitar o atendimento a pacientes que há mais de trinta anos possuem o laboratório na rede credenciada do seu plano de saúde", diz trecho da nota.

O espaço segue aberto para manifestação da cooperativa médica. A situação atual levanta questões sobre a qualidade do atendimento e a capacidade de resposta dos serviços de saúde, afetando diretamente aqueles que dependem do sistema.

LEIA NOTA NA ÍNTEGRA

O Laboratório Carlos Chagas/Sabin Diagnóstico e Saúde informa que, por decisão unilateral da Unimed, comunicada em 27 de agosto de 2024 e divulgada em seu site, o atendimento aos beneficiários do convênio para serviços de análises clínicas foi descredenciado a partir do dia 1º de outubro de 2024.

Com 56 anos de tradição e referência em serviços de saúde no estado, o Carlos Chagas/Sabin possui sua qualidade chancelada por programas de acreditação e amplo portfólio de exames e lamenta a decisão da cooperativa de limitar o atendimento a pacientes que há mais de trinta anos possuem o laboratório na rede credenciada do seu plano de saúde.

O laboratório acredita que a escolha do serviço de saúde é uma decisão do cliente a partir da confiança, da qualidade técnico-científica e da experiência de atendimento e histórico de exames. Informa também que, para atender a demanda dos beneficiários da Unimed que têm optado por manter seu atendimento nas unidades Carlos Chagas/Sabin, está oferecendo condições especiais para a realização dos exames na modalidade particular.

O Laboratório Carlos Chagas/Sabin reafirma seu compromisso com o bem-estar da comunidade e com sua missão de oferecer serviços de saúde com excelência a todos os seus clientes e diversos planos de saúde atendidos.

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