Uma mãe, que preferiu permanecer anônima, denunciou as dificuldades enfrentadas para realizar exames de sangue e fezes para seu filho em laboratórios da Unimed Cuiabá. A primeira parada foi em uma unidade na rua Barão de Melgaço, onde a superlotação era tão extrema que não havia assentos disponíveis para os pacientes. “Estava lotado. Gente sentada, gente em pé, gente no balcão. Fiquei cerca de meia hora e não fomos chamados nem para o primeiro atendimento”, relatou.
Diante da insatisfação, ela decidiu procurar outra unidade da Unimed, mas encontrou a mesma situação caótica: longas filas e sistema colapsando. Buscando uma alternativa, a mãe dirigiu-se ao laboratório Sabin (antigo Carlos Chagas) na região central de Cuiabá, onde foi informada de que o convênio com a Unimed havia sido cancelado de forma unilateral. “A moça que me atendeu disse que esse era um dos motivos para estarem tão cheios”, contou.
Os exames solicitados, que incluem hemoglobina e fezes, são considerados simples e de rotina. Contudo, a falta de atendimento adequado e a sobrecarga nos serviços têm gerado grande frustração entre os usuários. “Estou pagando por um plano e, na hora que preciso, não consigo. É uma situação absurda, está pior que o SUS”, desabafou a mãe.
Em nota, o Laboratório Carlos Chagas/Sabin Diagnóstico confirmou que o atendimento aos beneficiários do convênio foi interrompido de forma unilateral desde o dia 1º de outubro de 2024. A reportagem tentou contatar a assessoria da Unimed para obter esclarecimentos, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.
"Com 56 anos de tradição e referência em serviços de saúde no estado, o Carlos Chagas/Sabin possui sua qualidade chancelada por programas de acreditação e amplo portfólio de exames e lamenta a decisão da cooperativa de limitar o atendimento a pacientes que há mais de trinta anos possuem o laboratório na rede credenciada do seu plano de saúde", diz trecho da nota.
O espaço segue aberto para manifestação da cooperativa médica. A situação atual levanta questões sobre a qualidade do atendimento e a capacidade de resposta dos serviços de saúde, afetando diretamente aqueles que dependem do sistema.
LEIA NOTA NA ÍNTEGRA
O Laboratório Carlos Chagas/Sabin Diagnóstico e Saúde informa que, por decisão unilateral da Unimed, comunicada em 27 de agosto de 2024 e divulgada em seu site, o atendimento aos beneficiários do convênio para serviços de análises clínicas foi descredenciado a partir do dia 1º de outubro de 2024.
Com 56 anos de tradição e referência em serviços de saúde no estado, o Carlos Chagas/Sabin possui sua qualidade chancelada por programas de acreditação e amplo portfólio de exames e lamenta a decisão da cooperativa de limitar o atendimento a pacientes que há mais de trinta anos possuem o laboratório na rede credenciada do seu plano de saúde.
O laboratório acredita que a escolha do serviço de saúde é uma decisão do cliente a partir da confiança, da qualidade técnico-científica e da experiência de atendimento e histórico de exames. Informa também que, para atender a demanda dos beneficiários da Unimed que têm optado por manter seu atendimento nas unidades Carlos Chagas/Sabin, está oferecendo condições especiais para a realização dos exames na modalidade particular.
O Laboratório Carlos Chagas/Sabin reafirma seu compromisso com o bem-estar da comunidade e com sua missão de oferecer serviços de saúde com excelência a todos os seus clientes e diversos planos de saúde atendidos.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.