Terça-Feira, 30 de Junho de 2020, 14h:45

Tamanho do texto A - A+

Cinco bairros de Cuiabá contam com nova rede de abastecimento

Melhorias no Sistema Sul impulsionadas por nova estação de tratamento levam mais qualidade de vida para 11 mil pessoas na região do Altos do Parque

Por: REDAÇÃO

A região do Altos do Parque conta com nova rede de abastecimento e, a partir deste mês de junho, passa a receber água diretamente da Estação de Abastecimento Sul – ETA Sul.  Os bairros Real Parque, Residencial Novo Parque, Jardim Paulicéia e Altos do Parque I e II passaram por melhorias no sistema e, a partir da interligação ao novo complexo de tratamento de água, os moradores serão beneficiados com mais água de qualidade na torneira, e 100% fluoretada. Os trabalhos de interligação foram realizados pela concessionária Águas Cuiabá, levando mais qualidade de vida a 11 mil pessoas que moram nessas comunidades.

Reprodução

Águas Cuiabá

Em 2020, a concessionária ampliou o sistema de abastecimento e esse progresso é resultado direto da construção e entrada em operação do mais novo Sistema Sul de Abastecimento de Água. De acordo com as metas da Águas Cuiabá, o objetivo de proporcionar melhorias no saneamento da capital também está relacionado ao aperfeiçoamento das redes já existentes. Nesse sentido, na região do Altos do Parque, aproximadamente 30 quilômetros de tubulações foram interligados ao mais novo sistema de operação da cidade. As obras nos bairros ocorreram com o menor impacto possível e, com a finalização dos trabalhos realizados pela companhia, 3.774 famílias foram contempladas com a infraestrutura renovada.

Por meios dessas ações, a Águas Cuiabá informa que, nos próximos meses, novos bairros serão beneficiados pelo novo complexo de saneamento. Ainda que os efeitos da pandemia estejam sendo sentidos em diversos setores da sociedade, as benfeitorias no saneamento da cidade continuam. As famílias de bairros como Coophema, Parque Cuiabá, Parque Ohara, entre outros que fazem parte da área de abrangência do Sistema Sul - e atualmente estão passando por ajustes na rede -, também terão em breve um abastecimento de água mais eficiente, via ETA Sul.

À medida que mais bairros são integrados à operação do complexo Sul, com mais água na torneira e disponibilidade 24 horas por dia, a população cuiabana passa a vislumbrar novos cenários nos serviços de água. Com alta tecnologia em engenharia, sustentabilidade e expertise na gestão de saneamento, a ETA Sul tem disponibilidade para tratar 750 litros por segundo e é responsável pela distribuição de 65 mil litros por dia. Em prol de resultados efetivos e duradouros à comunidade, a nova estação de tratamento, às margens do Rio Cuiabá, é um ícone dos investimentos da Águas Cuiabá na infraestrutura da capital e é considerada uma das mais modernas obras de engenharia do país na atualidade.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento, controlada pela IG4 Capital, atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água. www.iguasa.com.br.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto