Cidades Segunda-feira, 01 de Agosto de 2022, 16:35 - A | A

Segunda-feira, 01 de Agosto de 2022, 16h:35 - A | A

DOIS ANOS DE TRATAMENTO

Após câncer desenvolvido por uso do narguile, jovem de MT morre aos 25 anos

Corpo será sepultado em Dourados, onde estudante convivia com a família

RAFAEL COSTA
Da Redação

Divulgação

image

A estudante Nayara Moura, 25 anos, morreu nesta segunda-feira (1º) em consequência dos efeitos de um câncer de pulmão ocasionado pelo uso de narguile. A morte foi confirmada na rede social Facebook pelos familiares. O enterro da jovem está programado para as 17h desta segunda-feira, em Dourados (MS), onde a jovem morava com seus familiares.

Natural de Tangará da Serra (239 km de Cuiabá), a moça ganhou notoriedade nas redes sociais, pois, após a descoberta da doença, passou a produzir postagens recomendando a população não consumir o narguile.

O primeiro diagnóstico de câncer foi em 2020. Um ano depois, foi informada da cura da doença. No entanto, em 2021, a jovem passou a lidar novamente com o câncer no pulmão, submetendo-se a sessões de quimioterapia.

De acordo com as publicações nas redes sociais, Nayara Moura passou a consumir narguile aos finais de semana em festas privadas com os amigos. Ainda em 2019, passou a sentir falta de ar, dores nas costas, suor noturno e perda de peso. Ainda houve uma perda de 12 kilos.

Em uma das publicações em que alertava jovens aos riscos do narguile escreveu: "Ah se eu pudesse voltar atrás, ah se eu tivesse ouvido os meus pais quando me diziam o quanto o famoso narguile me faria mal...Ah se eu pudesse.., mas eu não posso. Sabe de uma coisa eu não consigo entender, o por que insistimos em coisas que só nos fazem mal [...] Hoje eu estou lutando para viver por causa disso, e cara na moral, quando você ouvir que o narguilé lhe faz mal e não der a mínima. Lembre-se de que mim que sou a prova viva disso. Tenho câncer no pulmão com apenas 23 anos, por causa de uma fase da minha vida que eu achava que sabia tudo e que tudo era massa... sabe o que é de fato? É que nunca achamos que vai acontecer com a gente, até acontecer", dizia a publicação.

Na rede social Facebook, várias publicações foram impulsionadas alertando para o risco do consumo do narguile.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros