Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso podem registrar mais de 100 milímetros ao longo do período de atuação do fenômeno que se manterá ativo até domingo.
Entenda os impactos do fenômeno
Segundo o Climatempo, quando a ZCAS se estabelece, uma longa faixa de nuvens carregadas permanece sobre o Brasil por vários dias consecutivos, atingindo áreas da região Norte, do Centro-Oeste, do Sudeste e, em alguns casos, do Nordeste. A influência sobre os estados da região Sul é incomum, mas ocasionalmente pode acontecer.
Fenômenos globais como El Niño e La Niña influenciam a formação da ZCAS. O aquecimento anormal das águas do Pacífico Equatorial central e leste, característico do El Niño, tende a dificultar a organização da ZCAS. Enquanto o resfriamento dessas águas, típico do La Niña, facilita a formação do sistema.
De acordo com atualizações da Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgadas nesta semana, os próximos meses estarão sob influência do La Niña com temperaturas acima da média e chuvas de padrão típico do fenômeno.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.



