Brasil Domingo, 10 de Abril de 2011, 10:35 - A | A

Domingo, 10 de Abril de 2011, 10h:35 - A | A

100 DIAS

Combate à miséria domina discursos de Dilma Rousseff

Levantamento aponta também principais frases e palavras dos dois presidentes

G1

O combate à fome e à miséria foi o tema predominante das manifestações públicas oficiais dos 100 primeiros dias dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, e de Dilma Rousseff, em 2011, segundo levantamento do G1 com base nas íntegras dos discursos e pronunciamentos disponíveis para consulta no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Entre 1º de janeiro e 10 de abril de 2003, Lula fez 48 discursos e pronunciamentos. No mesmo período de 2011, Dilma fez 31. As palavras "Brasil", "país" e "porque" foram algumas das mais pronunciadas pelos dois presidentes nos primeiros discursos de cada mandato. Entre as outras palavras mais usadas por Dilma estão "aqui" e "todos". Entre as mais pronunciadas por Lula estão também "fazer" e "gente" .

Lula fez referência à necessidade de combate à fome em 22 (45,83%) das 48 falas oficiais dos primeiros cem dias de governo. Em 20 de janeiro de 2003, ele lançou o programa Fome Zero e o Conselho de Segurança Alimentar.

Nos 31 discursos dos primeiros cem dias, Dilma falou de combate à miséria em 15 (48,3%). Na primeira semana de governo, a presidente promoveu uma reunião com dez ministros para elaborar o “PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da erradicação da miséria”, programa que deve ser anunciado neste ano.

Em seus 100 primeiros dias, Dilma manteve a estrutura do programa Fome Zero, implementado em 2003, e que segue diretamente ligado ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à fome.

Por meio do programa, o governo federal busca articular políticas sociais com estados e municípios para auxiliar no combate à pobreza. A estrutura, que engloba ações de diferentes ministérios, está atualmente sob responsabilidade da ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social).

“A fome não será vencida da noite para o dia, nem apenas com algumas medidas isoladas do governo. A vitória contra a fome vai exigir muito esforço, muita persistência, muita coragem e dedicação de todos nós, durante os próximos quatro anos”, disse Lula, durante o lançamento do programa.

O programa de erradicação da miséria anunciado por Dilma terá um modelo de gestão semelhante ao do PAC e um comitê gestor que definirá metas. O programa deverá ter três frentes: inclusão produtiva, ampliação da rede de serviços e continuidade e aprofundamento das políticas de transferência de renda.

O tema ganhou destaque já no discurso de posse da presidente, no Congresso Nacional. Na ocasião, Dilma afirmou que "a luta mais obstinada" de seu governo seria "a erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos".

"Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimentos à mesa", afirmou. Dilma também escolheu como lema de seu governo “País rico é país sem miséria''.

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros