Na manhã de terça-feira, 11, o número de hospitalizados era de 20 pessoas, sendo que duas estavam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Na noite do mesmo dia, o número aumentou para 23, com cinco pacientes em UTIs.
De acordo com a Sesa, esse acréscimo se deu na lista de Laranjeiras do Sul (PR) pelo atendimento ou retorno de pessoas com infecções em suturas e novos ferimentos ocorridos em residências já no processo de reconstrução.
Já na tarde desta quarta, a quantidade de internados foi para 26. Dessas, três estão em UTIs. Esses pacientes estão em hospitais de Guarapuava (PR), Cascavel (PR) e Laranjeiras do Sul. Segundo a secretaria, o aumento desta quarta se refere a casos de desidratação, pneumonia e fraturas - em decorrência do trabalho de reconstrução.
Mais de 800 pessoas ficaram feridas em decorrência da passagem de três tornados pela região Sul do País na última sexta-feira, 7. Sete morreram no Paraná e uma no Rio Grande do Sul.
O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou ao Estadão na terça-feira que parte dos internados passou por cirurgias extensas por conta de fraturas em ossos longos, o que demanda mais do hospital.
Somente o Paraná foi atingido por três tornados na última sexta-feira. Um dos tornados destruiu 90% de Rio Bonito do Iguaçu com ventos de até 330 km/h. Outros dois tornados também foram registrados na sequência nos municípios de Guarapuava e Turvo, de acordo com confirmação feita na segunda-feira, 10, pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Estado (Simepar).
Os tornados são resultado da passagem de uma frente fria e de um ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico, que criou um ambiente instável de descargas elétricas, granizo e ventos intensos na região.
Novo alerta de temporais
A Defesa Civil do Paraná emitiu nesta quarta um alerta para a possibilidade de pancadas de chuva, trovões e temporais isolados em grande parte do Estado nesta tarde. Há risco moderado de tempestades localizadas e chuvas pontualmente intensas por curto período, além de rajadas de vento e queda de granizo.
Segundo o Simepar, um sistema de baixa pressão se formou entre o norte da Argentina e o Paraguai e um sistema frontal avança sobre o Oceano Atlântico, no sul do Brasil.
Ainda de acordo com o Simepar, chove no Oeste e no Sudeste do estado, e a instabilidade se aproxima da cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Nessa região, no entanto, a chuva terá uma intensidade de fraca a moderada e não haverá rajadas de vento.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.




