O momento é de expectativa rumo às eleições 2026, faltando um ano para que a mesma aconteça, em 04 de outubro de 2026, momento em que, os brasileiros irão às urnas escolher os seus candidatos preferidos.
A eleição 2026, estará definindo, o próximo presidente da República, assim como governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais.
Lembrando, caso haja segundo turno para presidente da República, o que, é pouco provável, acontecerá em 25 de outubro.
Uma das novidades do pleito é a mudança nas datas de posse, pela primeira vez, o presidente da República tomará posse em 5 de janeiro de 2027, os governadores no dia seguinte
Desta feita, iremos abordar a proporcional para Deputado Estadual, embora, muita água irá passar por debaixo da ponte, porém, a pesquisa é um elemento norteador das probabilidades e possibilidades de cada um dos postulantes aos cargos.
A partir da pesquisa realizada pelo Instituto IDOC, que ocorreu com base no provável quociente eleitoral de 2026, com a eventual votação deles apenas na Capital.
Para que fique bem explicitado para os leitores, essa pesquisa serve apenas, como parâmetro para avaliarmos os postulantes aos cargos; tanto, aqueles que já tem mandato, assim como, aqueles que ainda não tem mandato eletivo.
Partindo dessa premissa, os detentores de mandato eletivo (leia-se Deputados Estaduais), os mesmos, obviamente irão sair à frente dos demais, porém alguns novatos já aparecem bem ranqueados e pontuados.
Os ex-candidatos à prefeito Lúdio Cabral (PT) aparece com 9,8%, Eduardo Botelho (união Brasil), com 6,3% ambos lideram com folga, pesquisa para deputado estadual, aparecendo em terceiro lugar Elizeu Nascimento (PL), com 5,7%, Beto Dois a Um (PSB), com 4% e em quinto lugar aparece Wilson Santos (PSDB) 3,8% e assim por diante.
Como eu disse anteriormente, as maiores surpresas apareceram com relação aos novatos, são poucos, porém bem pontuados, principalmente pelo fato de a pesquisa ter acontecido apenas na capital.
Entre, os mais bem ranqueados novatos, aparece Léo Bortolin (MDB) pontuando com 1,5%, o mesmo, é presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), tendo como bandeira de luta, renovação e mudança de ideias.
Para quem acompanha de perto o trabalho por ele desenvolvido, sabe que, ele, procura atender praticamente a todos os 142 municípios, dando assistência e, o mais importante, procurando ouvir os anseios e necessidades de cada prefeito.
Dessa forma, se tornou um presidente eminentemente municipalista.
O segundo nome a despontar entre os novatos, aparece o secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, que pontuou nessa pesquisa de forma expressiva, aparecendo como grata surpresa com 0,5%.
O secretário Alan Porto, traz arraigado em si, vontade exacerbada em melhorar a Educação em Mato Grosso, através de políticas públicas pautadas em resultados, não apenas na questão do ensino-aprendizagem dos alunos; como também, na capacitação e conhecimento dos professores.
Em sua gestão inovadora e propositiva; através de trabalho hercúleo, o mesmo juntamente com sua valorosa equipe técnica, quebraram paradigmas ao conseguir feito inédito e memorável.
Mato Grosso subiu de 22º lugar para a 8ª posição, no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2023.
Isso, é resultado de investimentos significativos no setor educacional, que incluem melhorias na infraestrutura, tecnologia nas escolas e o principal, a valorização dos profissionais da educação.
E não para por aí, em Mato Grosso, 526 escolas da rede estadual participarão da edição 2025 do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), com aplicação das provas prevista para o período de 27 de outubro a 7 de novembro. Escolas municipais e privadas, também integrarão a avaliação.
(*) LICIO ANTONIO MALHEIROS é professor, Jornalista, Articulista e Geógrafo.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.