Os corredores de exportação e o escoamento da produção agropecuária foram debatidos em um dos painéis da Série de Debates Logística no Brasil, promovida pelo jornal Valor Econômico nesta segunda-feira (29), em Cuiabá. A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) participou do evento e apontou a necessidade de avanços na infraestrutura logística do estado, atualmente o maior produtor de soja do país.
Durante sua participação, o presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, afirmou que investimentos em obras estruturantes são fundamentais para reduzir custos de transporte, aumentar a competitividade e ampliar a sustentabilidade do setor. Entre os projetos considerados estratégicos estão a Ferrogrão, a FICO, a BR-242 e a BR-158. Hoje, Mato Grosso depende majoritariamente do modal rodoviário e de um trecho ferroviário de menos de 400 quilômetros em operação no estado.
“É preciso ter foco e priorizar obras estratégicas. Temos que avaliar quais projetos trarão maior impacto em sustentabilidade, competitividade e eficiência logística. Obras como a Ferrogrão, a FICO, a BR-242 e a BR-158 são fundamentais para reduzir distâncias, ampliar opções e evitar perdas de valor da produção no transporte”, disse Beber.
Segundo a entidade, gargalos logísticos comprometem a competitividade do agronegócio mato-grossense e impactam diretamente a economia estadual e nacional. Beber ressaltou ainda que a participação no debate é uma forma de dar visibilidade às demandas do setor e reforçar a importância de um planejamento logístico eficiente para todo o país.
A Aprosoja MT concluiu que a execução de obras prioritárias será decisiva para transformar a realidade logística do estado, criar condições mais justas de competitividade e contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
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