Nesta sexta-feira (12), a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) participou do primeiro Congresso Prefeitos do Agro, realizado em Sorriso. O encontro reuniu lideranças nacionais e estaduais com o objetivo de discutir os principais desafios e oportunidades para o fortalecimento do agronegócio brasileiro. O presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber foi moderador do painel Desafios e oportunidades em distribuição e logística, que contou ainda com as participações de Roberto Madeireira, diretor institucional da Rota do Oeste, e de Luiz Antonio Pagot, ex-diretor geral do DNIT.
Durante sua fala, Lucas destacou os gargalos logísticos que impactam diretamente a competitividade da produção mato-grossense, citando o baixo alcance ferroviário no estado. “Há um grande desafio de escoamento da produção e de competitividade. A BR-163 já ajudou muito na melhora dos preços, mas ainda temos apenas 366 quilômetros de malha ferroviária operante em Mato Grosso, pagando o frete ferroviário mais caro do mundo por falta de concorrência. Para comparar, França e Alemanha juntas possuem aproximadamente 70 mil quilômetros de ferrovias em um território semelhante ao do nosso estado.”
Ele também reforçou o retrocesso da malha ferroviária brasileira nas últimas décadas e a importância do país aproveitar as oportunidades globais ligadas à produção sustentável. “Anos atrás, o Brasil tinha cerca de 32 mil quilômetros de ferrovias operantes, hoje temos próximo de 30 mil e o pico foi na década de 60 com 38 mil quilômetros. Enfrentamos um grande gargalo logístico, ao mesmo tempo em que o mundo demanda biocombustíveis e energia limpa. Temos potencial para ofertar isso, tanto pela preservação das nossas áreas agricultáveis quanto pelo nosso Código Ambiental, que garante uma reserva de carbono já de forma automática.”
O diretor institucional da Rota do Oeste, Roberto Madeireira, lembrou o histórico da concessão da BR-163 e a transformação vivida desde os momentos mais difíceis até a execução dessa obra rodoviária. “A concessão da BR-163, que todos comemoraram em 2014, chegou a ser cogitada para devolução em 2016. Agora, em 2025, vemos a maior obra rodoviária do país. Isso arrepia quem acompanhou as dificuldades, prefeitos, vereadores, e também nós que estivemos do outro lado tentando tratar os problemas com transparência e lealdade. É emocionante ver este momento acontecer.”
Já o ex-diretor geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, ressaltou que o crescimento da produção exige também maior atenção a investimentos em indústria e tecnologia. “Os índices de produção só vão aumentar. Mato Grosso continuará sendo o motor do agro, e isso trará investimentos e oportunidades. Mas é importante lembrar que a indústria exige grandes aportes, estudos de viabilidade tecnológica e econômica, além de pesquisa de mercado. Esse é o caminho para transformar nossa produção em desenvolvimento.”
O Congresso Prefeitos do Agro contou ainda com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes; do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; da senadora Margareth Buzetti; do presidente da Datagro, Plinio Nastari; além de outras autoridades, parlamentares e lideranças locais. O evento foi promovido pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Datagro.
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