A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) participou, nesta terça-feira (16), da primeira reunião das Agrárias da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que teve como tema central a “Era do Carbono”. O encontro reuniu estudantes de Zootecnia, Engenharia Florestal, Agronomia e Ciência e Tecnologia dos Alimentos.
A entidade foi representada pelo vice-presidente, Luiz Pedro Bier, e pela gerente de Defesa Agrícola, Jerusa Rech. Eles participaram de um painel no qual apresentaram as áreas de atuação da Aprosoja MT e os projetos de sustentabilidade desenvolvidos, como os centros de pesquisa CTECNO Parecis e Araguaia.
Durante a exposição, Bier destacou a importância do diálogo com o meio acadêmico e da conexão entre produção agrícola, ciência e inovação. Entre os programas apresentados estavam o Soja Legal, o Guardião das Águas e as ações de prevenção às queimadas.
Além do painel, a associação montou um estande para apresentar outros projetos, permitindo maior interação com os estudantes. A proposta foi aproximar a entidade da comunidade acadêmica e ampliar o conhecimento sobre práticas ligadas ao setor produtivo.
Segundo o coordenador do evento, professor Felipe Manzoni Barbora, a iniciativa surgiu da necessidade de integrar os cursos de ciências agrárias, tradicionalmente realizados de forma separada. Ele destacou que a participação de entidades como a Aprosoja MT contribui para aproximar teoria e prática, além de preparar profissionais para uma atuação multidisciplinar.
A participação da Aprosoja MT reforçou a proposta do encontro de promover maior interação entre a universidade e o setor produtivo, aproximando estudantes das práticas e tecnologias aplicadas no campo.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.