O vereador por Cuiabá Marcus Brito (PV) disse que está "apertando" a nacional da legenda para que seja anunciado antes do término da janela partidária, nesta sexta-feira (5), o pré-candidato da Federação Brasil Esperança (PT, PV e PCdoB) para definir ser continuará na sigla. O vice-presidente estadual do Partido Verde, Aluízio Leite, disse ao HNT que tenta empurrar a decisão para o mais próximo das convenções, na intenção de ganhar tempo para o pré-candidato a prefeito do grupo, José Roberto Stopa (PV), recuperar-se nas pesquisas. Mas Marcus Brito demonstrou não concordar com a articulação do dirigente e afirmou fazer ligações constantes à executiva nacional, pois não apoia o nome do PT ao Alencastro, do deputado estadual Lúdio Cabral.
LEIA MAIS: Vereador do PV diz enxergar "dificuldades" para apoiar Lúdio à Prefeitura de Cuiabá
"Vou ter que sentar com o Stopa e me organizar, talvez estudar até uma saída do partido. Isso tem que ser definido nessa semana. A Federação não anunciou quem vai ser o candidato, estamos apertando a Federação e ligando na nacional para que eles possam fazer esse direcionamento", falou Marcus Brito à Rádio Cultura nesta segunda-feira (1º).
A estratégia de anunciar os 'cabeças de chapa' e vices é adotada por outros partidos para não perder filiados com mandato e receber novos nomes, a exemplo de União Brasil e PSDB.
Caso deixe o PV, Marcus afirmou ter escolhas. Segundo o vereador, dois presidentes de diretórios municipais o procuraram antes do início da janela, em 7 de março, para migrar, por ser considerado um bom "puxador" de votos. Porém, ele se manteve no PV por acordo com Stopa. Se Lúdio for chancelado como a aposta da Federação depois da janela para desfiliação, Marcus Brito cogita fazer sua campanha sem apoiá-lo.
LEIA MAIS: PV convoca “grande reunião” para discutir pré-candidatura de Stopa ao Alencastro
STOPA TEM APOIO DO PCDOB
A pré-candidatura da Federação em Cuiabá será fechada pelos dirigentes nacionais. Marcus Brito explicou que se fosse para definir entre os líderes locais, Stopa seria o escolhido, uma vez que tem os votos de PV e PCdoB. No entanto, a discussão se alonga.
"Lá atrás, o Stopa já havia se reunido com o PCdoB. Se ficasse acordado anteriormente, teria um voto do próprio partido e o PCDoB estava acompanhando o PV, isso a nível estadual. Daí, ficariam dois votos contra um e o Stopa seria o pré-candidato. Mas acredito que deva ter sim interferência da nacional em Cuiabá. Então, por isso, não foi cumprioda essa regra", esclareceu Brito.
Nesta quinta-feira, às 18h45, será realizado um encontro no Café do Porto com a militância do PV, lideranças da sigla e setores da sociedade civil para discutir a pré-candidatura de Stopa. O presidente nacional do Partido Verde, José Luiz Penna, afirmou ao HNT que tem intenção de vir a Cuiabá para apoiar a pré-candidatura de Stopa. Na avaliação de Penna, emplacar a candidatura do vice-prefeito é a única chance que a Federação Brasil da Esperança tem de alcançar uma prefeitura numa capital do país.
LEIA MAIS: Presidente nacional do PV tem intenção de vir a Cuiabá pela pré-candidatura de Stopa
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.