O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga (PSD), deve contar com o apoio do governador Pedro Taques (PSDB) à reeleição da entidade. O entendimento foi selado entre a cúpula do partido e chefe do Executivo, durante reunião no Palácio Paiaguás.
"Nós apresentamos ao governador a candidatura de reeleição do prefeito Neurilan Fraga e pedimos o seu apoio, já que a entidade é muito importante no Estado e o Neurilan pertence a base aliada e o governador se colocou a disposição para ajudar", disse o presidente do PSD, vice-governador Carlos Fávaro (PSD).
De acordo com Fávaro, Neurilan e o deputado estadual Zé Domingos Fraga vão se reunir com Pedro Taques na próxima semana para discutir o processo eleitoral. "O governador ficou de sentar já na próxima semana com o Neurilan e o deputado para articular mais apoio ao projeto", concluiu.
Neurilan Fraga tenta permanecer à frente da AMM mesmo sem mandato, já que a sua gestão em Nortelândia se encerra no próximo dia 31 de dezembro.
A possibilidade surgiu após Fraga ter conseguido mudar o regimento interno da entidade em 2015.
A alteração prevê que ex-prefeitos que atender as exigências como dedicação exclusiva à atividade em tempo integral, ser reeleito somente uma vez, ter mantido contrato de filiação à AMM por no mínimo dois anos ininterruptos no período em que tenha exercido o mandato e não ter processos correndo na Justiça pode disputar a eleição da entidade.
Caso seja reeleito na AMM, Neurilan, que será um ex-prefeito, terá remuneração financeira. Já o prefeito que tiver mandato e se eleger presidente da AMM não será remunerado.
Neurilan Fraga foi eleito presidente da AMM em 2014, logo após ter sido reeleito em Nortelândia. Neurilan obteve 59 votos,
dos 120 prefeitos votantes.
À época, o governador recém-eleito apoiou a candidatura do prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), que alcançou apenas 30 votos, ficando em terceiro lugar, atrás do prefeito de Alto Paraguai, Adair Alves (PMDB), com 32 votos.
A eleição para a escolha do presidente que comandará a AMM pelo biênio 2017/2018 ocorrerá em janeiro de 2017.
PSD
Nas eleições deste ano, o PSD elegeu 23 prefeitos, 16 vice-prefeitos e 182 vereadores, ampliando, assim, a base em todo o Estado.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.