O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Max Russi (PSB), confirmou que o primeiro projeto de lei que discute o nome que será dado ao Hospital Central será colocado em votação na próxima quarta-feira (21), seguindo o que determina o regimento interno da casa. O projeto já foi aprovado nas Comissões internas da Casa e batiza a nova unidade de saúde em homenagem ao Pastor Sebastião Rodrigues de Souza, avô do atual prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL).
“Vou colocar para votar o projeto originário. O regimento me obriga a isso, mesmo não sendo a minha defesa”, afirmou Russi, destacando que sua proposta seria homenagear 11 personalidades importantes da área da saúde com os nomes das alas do hospital, mantendo a unidade com o nome genérico: Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso. A declaração foi feita em entrevista após a reunião do Colégio de Líderes nesta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
O projeto original, que será o primeiro a ser votado, é de autoria do deputado Thiago Silva (MDB). A proposta foi protocolada há cerca de cinco anos e, por isso, possui prioridade no trâmite legislativo.
“O regimento interno é claro: o primeiro projeto apresentado com esse objetivo deve ser votado. Mesmo não concordando, tenho que seguir as regras”, reforçou Russi.
Apesar da obrigação regimental, o presidente da ALMT enfatizou que há divergências dentro da Casa: “Existe uma divergência grande entre os deputados. São várias defesas diferentes. A minha é pela valorização coletiva de profissionais que contribuíram com a saúde pública do estado, mas não posso escolher o que será votado. O regimento não permite.”, apontou.
“Não acho fácil esse consenso. Mas vamos tentar ao menos chegar a uma maioria, para já inaugurar com os nomes nas alas, e fazendo essa homenagem.”, completou.
Também após o Colégio de Líderes, o deputado Wilson Santos (PSD) também comentou sobre a questão, reforçando que o Governo do Estado já oficializou o nome da unidade: “Já está lá: Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso. O próprio governo já fez a identificação. Cabe a nós agora fazermos a denominação das 11 alas internas.”
Wilson sugeriu que, além do pastor indicado por Thiago Silva, outros nomes sejam homenageados nas alas do hospital, como: Luiz Soares, ex-deputado e ex-secretário de Saúde do Estado e de Cuiabá; Dr. Benedito Figueiredo (Dr. Bené); Ivens Scaffi, entre outros.
“Ao todo, são 11 nomes de pessoas que contribuíram diretamente ou indiretamente com a saúde pública de Mato Grosso e merecem essa homenagem”, concluiu o parlamentar.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.