O deputado federal Nelson Barbudo (PL) negou rachas no partido por se posicionar contra o projeto de lei 1904/24, o "PL do Aborto", que tem a líder da bancada Coronel Fernanda (PL) e o colega Abilio Brunini (PL) como coautores. Conforme Barbudo, antes de declarar que não apoiava a proposta, ele conversou com seus correligionários e ficou "tudo tranquilo". A matéria equipara o aborto realizado a partir de 22 semanas ao crime de homicídio simples, mesmo em casos de estupro. O deputado não aprova que a pena de mulheres vítimas de violência sexual seja superior a de predadores.
LEIA MAIS: Nelson Barbudo se manifesta contra "PL do aborto" contrariando Abilio e Coronel Fernanda
"Tudo tranquilo. Se não fosse dessa forma, não poderíamos ser tratados como uma direita democrática. Eu, quando me pronunciei e me perguntaram sobre os meus colegas, disse que cada um responderia por si. É muito raro a gente não ter unanimidade nesses projetos polêmicos. Esse foi o único que divergi, pois sou o deputado que mais votou com o partido. Agora, a minha consciência não me permitiu ir na mesma direção", disse Nelson Barbudo à Rádio Capital.
Embora não seja favorável ao "PL do Aborto" para proteger o direito das vítimas de estupro, o deputado reiterou que mantém o posicionamento pró-vida e contrário ao aborto em outras situações. Barbudo ainda reafirmou estar "abraçado" a outras pautas da direita.
"Vou divergir sem brigas. Continuamos abraçados com a nossa bandeira da direita conservadora, mas nada de racha no partido", falou o deputado federal.
LEIA MAIS: Senadora diz que pressão contra "PL do Aborto" fez Lira repassar votação para 2º semestre
Manifestações similares a de Nelson Barbudo têm feito o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), mudar a condução sobre o projeto. Lira viu o requerimento de tramitação de urgência - aprovado em 23 segundos - perder o efeito e submteu a pauta para discussão nas comissões. Com isso, a votação não será realizada a toque de caixa, ficando para o segundo semestre deste ano.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.