A deputada estadual Janaina Riva (MDB) endossou o alerta emitido pela Vigilância em Saúde (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá sobre o risco para surtos da doença mãe-pé-boca e casos de varicela (catopora). Janaina lembrou quando o seu filho caçula, Diógenes Riva, foi diagnosticado com a infecção viral em 2023 e enfrentou difiduldades ao longo do tratamento. A doença de mão-pé-boca e é altamente contagiosa.
LEIA MAIS: Vigilância em Saúde emite alerta para surtos da doença mão-pé-boca e catapora
"Meu Didico teve no ano passado a Doença de Mão-Pé-Boca e foi um sofrimento", registrou a deputada em suas redes sociais nesta sexta-feira (23).
De acordo com a Vigilância, crianças com menos de 5 anos são as mais vulneráveis a contaminação, cujos casos explodem entre o outono e a primavera. Os sintomas incluem febre alta, manchas vermelhas na boca e bolhas nas mãos, pés e outras áreas do corpo.
A catapora é outra vilã. A doença é conhecida por lesões que evoluem de manchas para bolhas e crostas, acompanhadas de coceira intensa. As medidas de controle incluem isolamento do paciente até a cicatrização das lesões e desinfecção rigorosa de superfícies.
"No caso da catapora o agravante é coceira intensa e gravidade das lesões. A vacinação é essencial para prevenção. Vamos ficar atentas", recomendou Janaina.
VEJA POST
Ver essa foto no Instagram
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.