Myrian Thereza de Moura Serra, ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, usou as redes sociais para anunciar sua aposentadoria do serviço público. A aposentadoria foi publicada no Diário Oficial da União no dia 9 de março e é assinada pelo atual reitor Evandro Aparecido Soares da Silva, que foi vice de Myrian na reitoria.
Myrian é graduada em Nutrição pela UFMT, mestre em Ciência da Nutrição e doutora em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, ela reside em Chapada dos Guimarães.
A passagem da doutora pela reitoria da UFMT foi conturbada, por motivos de saúde e por ter assumido a gestão em uma época crítica, com cortes no orçamento, que desencadearam o sucateamento da instituição.
Em dezembro de 2016, ao participar das festividades de fim de ano da UFMT, no Teatro Universitário, Myrian Serra sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico e foi socorrida pelo Samu.
Ela foi internada em estado grave na UTI de uma unidade de saúde particular de Cuiabá, passou por procedimento cirúrgico e continuou internada em ambiente hospitalar até dia 20 de janeiro de 2017, quando recebeu alta.
A doutora seguiu na reitoria da instituição até fevereiro de 2020, quando renunciou ao cargo, alegando motivos pessoais. No entanto, bastidores apontam que a decisão foi consequência do desmonte das universidades, orquestrado durante a gestão do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No Instagram, Myrian agradeceu a todos que fizeram parte de sua caminhada e encerrou o post com um poema de Manoel de Barros.
(….) Palavras que me aceitam como sou - eu não aceito.
Não agüento ser apenas um sujeito que abre portas,
que puxa válvulas, que olha o relógio,
que compra pão às 6 horas da tarde,
que vai lá fora, que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.
Perdoai
Mas eu preciso ser Outros.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.