Os deputados Wilson Santos (PSD) e Júlio Campos (União) apresentaram nesta quinta-feira (7) um projeto de lei (PL) que obriga o Corpo de Bombeiros (CBM) a gravar os treinamentos dos militares em Mato Grosso. A apresentação da proposta se deu após a morte por afogamento do soldado Lucas Veloso Peres, de 27 anos, no último dia 27 de fevereiro.
LEIA MAIS: Sesp alinha medidas com Corpo de Bombeiros para evitar mortes em treinamentos
Na tarde de ontem, a família de Lucas foi recebida pelo secretário chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União) no Palácio Paiaguás.
Em entrevista ao MT1, da TV Centro América, o deputado Júlio Campos lamentou a morte de Lucas e lembrou que não é o primeiro treinamento que termina em tragédia.
“Já são três mortes seguidas com esse mesmo estilo na Lagoa Trevisan, a família do Lucas esteve aqui em meu gabinete e eles queriam um contato com o governo do Estado […] eles queriam que fosse tomada uma medida mais dura, mais severa para evitar o que ocorreu nos casos anteriores, em que os processos prescreveram sem uma punição aos responsáveis”, disse.
Júlio acompanhou a família de Lucas até a Casa Civil, onde em conversa decidiram pela necessidade de um projeto de lei que obrigue que treinamentos de policiais e bombeiros militares sejam obrigatoriamente gravados para que mortes sejam evitadas.
“Eu conversei com o deputado Wilson Santos, da Comissão de Segurança Pública, para que pudéssemos fazer em conjunto um projeto de lei obrigando a partir de agora esses treinamentos de policiais militares e bombeiros fossem gravados de acordo com a lei de proteção de dados”, contou.
CASO RODRIGO CLARO
Em 2016, Rodrigo Claro morreu de forma parecida com a de Lucas Veloso, também na Lagoa Trevisan.
Segundo a denúncia do Ministério Público, os exageros da tenente bombeiro Izadora Ledur, responsável pelo treinamento à época, contribuíram para a morte de Rodrigo. A militar, condenada por maus-tratos contra Rodrigo Claro, teve a punibilidade extinta.
LEIA MAIS: "Qual vai ser a próxima família a enterrar um filho?", questiona mãe de Rodrigo Claro
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.