Políticos aliados em Mato Grosso do candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), receberam, nesta quarta-feira (26), uma carta assinada por 200 advogados em apoio ao petista, que disputa o segundo turno da eleição com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
O documento que é uma carta aberta intitulada "Juristas Progressistas de Mato Grosso" e foi exibida à imprensa na Assembleia Legislativa pelos petistas deputado estadual Valdir Barranco, a deputada federal Rosa Neide, Henrique Lopes, professor da rede estadual que integra a direção do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público), e a primeira-dama de Cuiabá e candidata derrotada ao governo de Mato Grosso nas eleições do dia 2 de outubro, Márcia Pinheiro (PV).
A advogada Patricia Camila Fraga foi responsável por entregar a carta que diz: "sob o manto da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a advocacia progressista mato-grossense expressa o seu voto, nesse segundo turno, no candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Estamos convictos de que o debate político lastreado por Lula é fundado nos objetivos da construção de uma sociedade livre, justa e solidária", diz um dos trechos.
A carta já tem a adesão de mais de 200 advogados e está postada no site change.org para demais interessados assinarem. "Todos aqueles que tenham interesse em assinar a carta, que se sintam representados pelos dizeres que constam na carta aberta, podem assinar. Atualmente, a carta conta com mais assinaturas de juristas, mas toda a sociedade é muito bem-vinda para poder fazer parte e contribuir com a adesão", conclamou a advogada.
O ato foi marcado pela manifestação de apoio a Lula. A deputada federal Rosa Neide disse que o candidato do PT representa a verdadeira democracia. "Lula tem facilidade com o diálogo. A primeira atitude, se eleito, depois da posse, será uma conversa direta com governadores e discutir com transparência as políticas públicas necessárias ao país", disse.
O deputado estadual Valdir Barranco, que preside o PT em Mato Grosso, declarou que na história recente de Mato Grosso as maiores obras foram financiadas pelas gestões petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff à frente do Palácio do Planalto.
"É uma absurda fake news de que o Lula vai prejudicar Mato Grosso se for eleito. Lula fez inúmeros investimentos em Mato Grosso. Mesmo perdendo nas eleições de 2002 e também em 2006 e 2010 em Mato Grosso, o PT adotou espírito republicano no ano de 2002. Da mesma maneira em 2006 e a Dilma, em 2010. Nas carreatas que fazemos, estamos enxergando de perto as obras do Lula e do PT em Mato Grosso, que contemplaram a infraestrutura e a área social. É um democrata que fará muito por Mato Grosso. Já procurei de lupa uma obra do Bolsonaro e não achei", disse.
A primeira-dama Márcia Pinheiro, que concorreu pelo governo de Mato Grosso pela federação formada pelo PT-PCdoB e PV, declarou que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) está trabalhando em favor do projeto político de Lula.
"Emanuel não oficializou, mas está junto conosco. Emanuelzinho [deputado federal] também está trabalhando. Estamos torcendo para que oficialize", disse.
A ex-reitora da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Maria Lúcia Cavalli Neder, declarou que apenas o governo do PT realmente se preocupou com a educação superior no país. "Apenas na UFMT, foram 128 obras com melhoria de infraestrutura enquanto estive na reitoria. O governo Lula também patrocinou a construção de casas populares em favor de pessoas de baixa renda em diversos municípios de Mato Grosso e também combateu a fome, que aumentou nos últimos anos", pontuou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
julio cesar 27/10/2022
QUEM APOIA LADRÃO,TEDÊNCIA DO MOLUSCO O CRACARA PURGUENTO
1 comentários