O município de Barra do Garças (516 KM da Capital), com 100 mil habitantes, é atualmente a cidade com maior número de mortos em decorrência da Covid-19, o coronavírus, em Mato Grosso, deixando para trás a Capital, que registrou 2 óbitos até o momento. O município também é o quarto da lista com mais casos confirmados da doença, 27 no total conforme boletim divulgado pela secretaria de Municipal de Saúde (SMS). Devido a esses registros, o chefe do Executivo Municipal não descarta um possível lockdown.
Um dos motivos para esses dados seria a flexibilidade do isolamento social, que obrigou, inclusive, o prefeito Roberto Farias (MDB), mandar recado por meio das redes sociais na manhã desta segunda-feira (11), para que a população evite ao máximo o contato social e a disseminação do vírus na cidade.
“Estou muito preocupado. Se nós tivermos aqui o contágio comunitário, nós teremos que fazer um lockdown em Barra do Garças e não é isso que queremos, pois todos precisam trabalhar, levar o sustento às suas famílias. Mas, a saúde tem que vir em primeiro lugar”, disse o emedebista.
O prefeito ainda repudiou os encontros promovidos na cidade neste final de semana, ao comentar que pessoas deixaram de lado a preocupação com a Covid-19 frequentando pontos turísticos a exemplo do Porto do Baé, causando aglomeração.
“Eu gostaria de dar um exemplo do que ocorreu neste final de semana e que me deixou muito entristecido. Que foi ali no Porto do Baé, na rampa de descida ao rio, onde haviam várias lanchas e Jet Skys aglomerados e várias pessoas na encosta, fumando narguilé e batendo papo e o mundo desesperado para que tenhamos uma vida normal. Mas isso só é possível se fizermos o dever de casa”, observou.
Ele ainda fez apelo à população e comerciantes que ajudem o município no combate e enfrentamento da doença, alertando que o Brasil não está vivendo dias normais. “Nos ajudem. Nós não estamos vivendo dias normais. O Brasil já é recorde em mortes, 11 mil pessoas já morreram. Milhares de famílias destruídas e nós não queremos estar no topo, aqui em Barra do Garças, sendo a primeira cidade em número de mortes e números de casos por irresponsabilidade de alguns”.
O recado do prefeito se estendeu aos donos de estabelecimentos comerciais para que cumpram à risca as medidas de distanciamento, higienização, uso de máscara de proteção, além e evitar aglomerações. “Evitem aglomerações, pois não hesitaremos em fechar àqueles que não querem colaborar. Fechamos a rampa (no Baé) hoje, e fecharemos outras atividades de lazer amanhã e podemos fechar, também, aqueles que não querem se enquadrar e não querem entender a gravidade da situação”, avisou o chefe do Executivo Municipal.
Mortes no município
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, confirmou na manhã desta segunda-feira (11), uma nova morte por Covid-19, o coronavírus, em Barra do Garças (516 km de Cuiabá). Com essa vítima, uma mulher de 69 anos, o município registra seu quarto óbito em decorrência do vírus.
A primeira vítima foi registrada no último dia 20. Um homem de 54 anos estava internado e não resistiu a infecção. Já a segunda morte foi confirmada no último sábado (9). O homem tinha 72 anos.
O terceiro óbito foi neste domingo (10), a vítima era o ex-prefeito de Ponte Branca (497 km de Cuiabá) Sandoval Nogueira de Moraes, 82 anos. O homem era morador de Ponte Branca, entretanto estava fazendo o tratamento em Barra do Garças.
Casos em MT
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (10), 519 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso.
Os casos confirmados estão em Cuiabá (185), Rondonópolis (56), Várzea Grande (36), Barra do Garças (24), Sinop (23), Lucas do Rio Verde (19), Primavera do Leste (15), Tangará da Serra (14), Cáceres (13), Peixoto de Azevedo (11), Nova Mutum (10), Jaciara (10), Sorriso (9), Rosário Oeste (8), Mirassol D’Oeste (8), Confresa (8), Querência (7), São José dos Quatro Marcos (6), Chapada dos Guimarães (4), Jangada (3), Ipiranga do Norte (3), Curvelândia (3), Aripuanã (3), Vale de São Domingos (2), Rio Branco (2), Pontal do Araguaia (2), Poconé (2), Canarana (2), Alta Floresta (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), São Pedro da Cipa (1), Santo Antônio de Leverger (1), Poxoréu (1), Pontes e Lacerda (1), Ponte Branca (1), Nova Monte Verde (1), Nova Lacerda (1), Lambari D’Oeste (1), Cotriguaçu (1), Conquista D’oeste (1), Campo Novo do Parecis (1), Água Boa (1), Acorizal (1) e residentes de outros Estados (14).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.