Estreia na Globo Play nesta quinta-feira (10) o longa metragem "Escola Base – Um repórter enfrenta o passado", no qual jornalista Valmir Salaro, revisita o caso da cobertura jornalística que se iniciou em 1994, com acusações de abuso sexual contra crianças de quatro em uma escola particular de São Paulo. Após a depredação da escola e das residências dos acusados, ficou provado que as acusações eram falsam, e o caso virou um dos maiores escândalos envolvendo erros de apuração jornalística do Brasil.
Salaro tem papel destacado no caso porque foi o primeiro e o principal jornalista a noticiar o caso. No longa, o jornalista - considerado um dos melhores repórteres investigativos da imprensa brasileira - fica frente a frente com várias das vítimas das falsas acusações - e recebe o perdão de algumas.
Os erros cometidos pela imprensa no episódio de 28 anos atrás ficaram marcados e viraram matéria obrigatória nas faculdades de comunicação do país todo até os dias de hoje.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Reghis 13/11/2022
Temos visto frequentemente o mesmo erro nos dias atuais, mas com outro tema: a violência contra as mulheres. São várias acusações de violência contra as mulheres que ganharam enorme repercussão e depois foram desmentidas, arquivadas, mas o nome e a índole dos acusados ficaram fortemente arranhados e prejudicados. Casos como dos Srs. Piveta, Cantó e Léo Capataz, entre outros. Estes ainda são bem de situação e se resolveram, mas e os pobres e sem recursos? Em cima destes é feito enorme sensacionalismo e espetáculo e suas vidas são destruídas. A tal sociedade detona as pessoas e depois elas que virem para recuperar suas vidas e dignidade. É preciso mais seriedade, responsabilidade e profissionalismo para as pessoas que trazem tais informações. A liberdade de imprensa deva ser seguida de responsabilidade. Sempre.
eduardo gargaglione póvoas 11/11/2022
POIS BEM, QUE VAI PAGAR PELO DESGASTE E DESGRACA DO CASAL DONO DA ESCOLA CONSIDERADO Ä EPOCA CULPADO?
Neila Gonçalves 10/11/2022
Essa é uma das histórias mais tristes desde os meus tempos de universitária. A vida de uma família destruída, pelo que hoje, vemos acontecer todos os dias. A falta de checagem da informação. Ao mesmo tempo, sinto pelo jornalista Valmir Salaro, que entrou de cabeça no erro jornalístico. Os tempos eram outros, mas faltou a checagem das primeiras informações. Hoje, as fake news acontecem a todo momento e infelizmente, a maioria preferee acreditar na mentira!
3 comentários