As obras de expansão do Sistema Sanitário Lipa entram na fase final. Com cerca de 95% da nova etapa de atividades concluídas, nesta quarta-feira (6), a partir das 6h, as ações alcançam uma via importante da cidade: a Avenida São Sebastião, no bairro Quilombo. Equipes e maquinários da Águas Cuiabá estarão mobilizados para a implantação de rede coletora de esgoto no entorno do Hospital Municipal São Benedito.
Para os motoristas que trafegam na região, atenção redobrada. Em função da mobilização, o trecho entre as Ruas Vereador Emanuel R. Daubian e Odorico Tocantins será totalmente interditado, com rotas de desvios sinalizadas. “Para atuação na região, seguimos um cronograma diferenciado, com o objetivo de causar o menor impacto possível aos moradores, pacientes e familiares e comerciantes locais”, explica Alan Guedes, gerente de obras da Águas Cuiabá.
O gestor observa ainda que para melhor ordenar e otimizar as ações na região, o cronograma de execução foi dividido em duas fases. A partir do dia 11 de dezembro, as atividades também serão realizadas entre as Ruas Cândido Mariano e Corsino do Amarante, aos fundos da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central. O trecho também precisará ser totalmente interditado, com acesso para moradores e comerciantes.
Expansão sanitária – A nova etapa do Sistema Lipa demanda R$ 20 milhões em novos investimentos na capital, contempla a instalação de 21 quilômetros de redes de coleta de esgoto e a construção de três novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), estruturas responsáveis por bombear o efluente coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto que atende a região, a ETE Lipa.
“Com essas obras de esgoto, em toda a região do Quilombo, mais de cinco mil economias estarão aptas para conexão. Isso amplia o acesso da população cuiabana à coleta e tratamento do esgoto e promove, por meio do saneamento, mais qualidade de vida para as pessoas e proteção ao meio ambiente”, destaca Renato Camargo, diretor geral da Águas Cuiabá.
Cronograma - Águas Cuiabá segue realizando, até o fim de dezembro, a instalação de redes coletoras no bairro Quilombo e região. Devido à dinâmica da mobilidade urbana e por se tratar de uma região de grande movimento, altamente adensada, as datas planejadas para as obras podem ser alteradas mediante indicações da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento - Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association - IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.b
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.