O anúncio do Centro Conjunto de Informações Marítimas (Joint Maritime Information Center) representa mais um aviso ao Irã de que os Estados Unidos estão pressionando pela reabertura do estreito.
O Irã tem insistido que as embarcações devem obedecer às suas determinações e vem advertindo que começará a cobrar taxas pela travessia do Estreito de Ormuz, por onde já passou cerca de um quinto de todo o petróleo e gás natural comercializados no mundo.
Os Estados Unidos e os países árabes do Golfo rejeitam as exigências iranianas. Apesar de o estreito estar situado em águas territoriais do Irã e de Omã, ele é amplamente considerado pela comunidade internacional uma hidrovia internacional.
*Conteúdo traduzido com o auxílio de inteligência artificial, editado e revisado pela redação da Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.







