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Mundo Sexta-feira, 29 de Julho de 2011, 07:20 - A | A

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Sexta-feira, 29 de Julho de 2011, 07h:20 - A | A

VÔO 447

Relatório indentifica erro de pilotos no vôo 447

Tripulação não informou passageiros sobre problema no vôo que matou 228 pessoas

AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Escritório de Investigação e Análise (BEA) anunciou nesta sexta-feira (29) ter identificado uma série de erros da tripulação no acidente do vôo 447 da Air France, sobre o Oceano Atlântico, que matou todas as 228 pessoas a bordo, em 1º de junho de 2009.

O BEA divulgou o terceiro relatório sobre as causas do acidente do vôo da Air France entre Rio de Janeiro e Paris. O documento foi feito com base na análise dos dados das caixas-pretas e gravadores do Airbus A330 da Air France, recuperadas do mar.

Segundo o documento, os pilotos não adotaram os procedimentos adequados nos últimos minutos de vôo, após terem ocorrido dois incidentes inesperados: a perda de indicadores de velocidade, com o congelamento das sondas Pitot -para a qual não estavam preparados- e a perda de sustentação da aeronave.

Os pilotos "não identificaram formalmente a situação de perda de sustentação", apesar de o alarme sonoro que a indicava ter soado durante 54 segundos, segundo os dados analisados pelo BEA.

Eles também não aplicaram os procedimentos necessários após o congelamento dos sensores de velocidade, que provocaram a perda das indicações de velocidade na cabine.

O BEA informou que os pilotos que estava no comando "não receberam treinamento em alta altitude" sobre os procedimentos adequados nessa situação.

O piloto que estava no comando pilotava o avião manualmente, pois a pilotagem automática estava desativada depois que se perdeu a indicação de velocidade.

O relatório informa que o comandante foi descansar às 2h da madrugada, sem deixar "instruções claras" aos dois co-pilotos que ficaram no comando. Ele teria voltado à cabine só às 2h11. A gravação se interrompeu às 2h14.

De acordo com o BEA, a tripulação também não avisou aos passageiros sobre o que estava ocorrendo a bordo.

O relatório também listou dez recomendações de segurança e recomendou melhor treinamento dos pilotos, inclusive de como pilotar aeronaves manualmente em grandes altitudes .

Caixas-pretas

As duas caixas-pretas -que registraram os parâmetros do vôo e as conversas na cabine dos pilotos- foram resgatadas do fundo do mar no início de maio, após passarem 23 meses a 3,9 mil metros de profundidade no Oceano Atlântico.

Na véspera do anúncio deste novo relatório, a associação Entraide et Solidarité AF447 (Ajuda Mútua e Solidariedade AF 447, numa tradução livre) considerou "inaceitável" a acusação aos pilotos e disse que espera que o documento permita compreender suas reações antes do acidente.

"Queremos a verdade. Queremos detalhes técnicos sobre os últimos três minutos do voo para termos uma ideia das reações dos pilotos", afirmou Robert Soulas, presidente da entidade.

Cinquenta corpos foram resgatados logo após o acidente. Outros 104 foram levados para a França em meados de junho este ano. Entre as vítimas de 32 nacionalidades, estão 59 brasileiros e 72 franceses.

Após o acidente, a Justiça francesa abriu um inquérito. O fabricante europeu de aviões Airbus e a Air France foram acusados de homicídio culposo.

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