Mundo Sexta-feira, 08 de Julho de 2011, 08:38 - A | A

Sexta-feira, 08 de Julho de 2011, 08h:38 - A | A

NO ESPAÇO

Nasa deve lançar ônibus espacial pela última vez hoje

Atlantis fará sua última missão até a Estação Espacial que deve durar 12 dias

Do R7

 

Arquivo Nasa
Imagem de arquivo mostra a nave Atlantis ancorada à estação espacial russa Mir, em 4 de julho de 1995
A Nasa, agência espacial americana, vai realizar nesta sexta-feira (8) o último lançamento de um ônibus espacial. Após a aposentadoria da Endeavour e da Discovery, agora será a vez da Atlantis sair de operação. A nave parte para uma missão de 12 dias com quatro tripulantes a bordo, que irão levar peças para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A viagem é especialmente significativa porque será a última da era dos ônibus espaciais. A Endeavour se aposentou em junho deste ano, enquanto a Discovery se retirou em março.

O lançamento do Atlantis será no Cabo Canaveral, na Flórida, e está previsto para às 11h26 (no horário local, 12h26 pelo horário de Brasília). A missão do ônibus espacial será levar o módulo de logística Raffaello para reposição de peças na Estação Espacial Internacional.

Mas as condições climáticas ainda podem adiar o lançamento da nave. Segundo o diretor de testes da Nasa, Jeremy Graeber, a Atlantis está pronta para a missão, mas a preocupação da equipe é com as chances de tempestades e trovoadas que podem ocorrer no momento da decolagem.

30 ANOS DE HISTÓRIA

O lançamento da espaçonave Atlantis vai marcar o fim de um programa de 30 anos de ônibus espaciais da Nasa. Isso vai ocorrer porque o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que é hora de a agência espacial olhar para a frente e se concentrar em uma possível exploração em Marte.

O programa espacial passou a ser considerado custoso e pouco prático pelas autoridades americanas. Ao longo de três décadas, ele gerou um gasto total de R$ 305 bilhões (US$ 196 bilhões), isso sem contar os dois acidentes que deixaram um total de 14 mortos.
Com o término dessa missão, os astronautas americanos vão depender das naves russas Soyuz para chegarem à Estação Espacial Internacional.

Quando o Atlantis retornar de sua jornada de 12 dias, o ônibus espacial vai virar uma peça de museu no Centro Espacial Kennedy. Já os outros ônibus espaciais, Enterprise (um protótipo que nunca foi ao espaço), Discovery e Endeavour, serão enviados para outros museus nos Estados Unidos.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros