O julgamento histórico da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, repercutiu nos Estados Unidos. O senador Marco Rubio, secretário de Estado norte-americano, afirmou que os EUA responderão a “essa caça às bruxas”.
Ele acusou o ministro Alexandre de Moraes de ser um “violador de direitos humanos sancionado” e criticou o Supremo por “prender injustamente o ex-presidente Bolsonaro”.
Já o presidente Donald Trump adotou um tom mais moderado, mas se disse “surpreso” com a condenação. Em declaração à imprensa, o republicano afirmou estar “muito insatisfeito” com a decisão e comparou o caso brasileiro com os processos que enfrenta nos EUA relacionados à tentativa de reverter as eleições de 2020 e ao ataque ao Capitólio. (Veja o vídeo ao final).
“Eu achei que ele foi um bom presidente do Brasil. É muito surpreendente que isso possa acontecer. Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram”, declarou Trump.
O julgamento do STF, que terminou em 4 a 1 pela condenação de Bolsonaro e outros sete réus, é considerado um marco por envolver, pela primeira vez, um ex-chefe de Estado acusado de atentar contra a ordem democrática no Brasil.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.