Mundo Quinta-feira, 27 de Outubro de 2011, 10:39 - A | A

Quinta-feira, 27 de Outubro de 2011, 10h:39 - A | A

PAZ NO MUNDO

Bento 16 e lideres religiosos se reúnem para pedir paz

No encontro participam ainda muçulmanos de todos os países árabes, do Oriente Médio e da Indonésia, assim como dirigentes judeus

DA REDAÇÃO

O papa Bento 16 chegou nesta quinta-feira a Assis, na região central da Itália, acompanhado de 300 líderes de diferentes religiões procedentes de 50 países para participar da Jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz e a justiça no mundo.

O pontífice e os líderes religiosos, que viajaram a partir de Roma de trem, partiram da estação à basílica de Santa Maria dos Anjos. Nesta data o encontro histórico, há 25 anos, de religiões convocado pelo papa João Paulo 2º em 1986 nesta mesma cidade, com objetivo de mostrar "uma singela" contribuição de homens religiosos e de boa vontade à construção de um mundo melhor. Na basílica de Santa Maria dos Anjos, a quatro quilômetros de Assis, o papa e os principais líderes religiosos devem falar.

À tarde, depois do almoço, cada um terá seu momento de reflexão ou oração. O objetivo é que não haja confusão e se permita o sincretismo. Durante a tarde todos irão até a basílica de São Francisco para renovar de maneira solene seu compromisso pela paz e colocarão a tradicional lâmpada da paz. Entre os presentes estão 31 delegações de igrejas cristãs, com destaque para a presença do Patriarca Ecumênico (ortodoxo) de Constantinopla, Bartolomeu I; e o arcebispo de Canterbury (anglicano), Rowan Williams.

Assistem ainda representantes de religiões tradicionais da América e da África, assim como do budismo, confucionismo, jainismo, sique, taoísmo e zoroastrismo. Entre os participantes estará Rajmohan Gandhi, neto do Mahatma Gandhi. No encontro participam ainda muçulmanos de todos os países árabes, do Oriente Médio e da Indonésia, assim como dirigentes judeus.

Não comparece, no entanto, a instituição islâmica Al-Azhar, do Cairo; e o Dalai Lama, que foi convidado, mas declinou ao convite por motivos de agenda. Quatro ateus, personalidades do mundo da cultura e da ciência, fecham o leque do sincretismo. Uma novidade nesta edição é o espaço para entrevistas.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros