O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) elegeu, nesta segunda-feira (19), a juíza Anglizey Solivan de Oliveira, da 1ª Vara Cível de Cuiabá, como a nova desembargadora. Ela toma posse na terça-feira às 16h, ocupando a vaga aberta com o falecimento do desembargador Luiz Carlos da Costa, ocorrido em 10 de maio deste ano.
A escolha foi realizada por merecimento, de acordo com os critérios de cada desembargador votante. A juíza Célia Regina Vidotti, da Vara de Ações Coletivas, ficou em segundo lugar e a juíza Ana Cristina Silva Mendes, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, em terceiro.
A presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, destacou que Anglizey apareceu na lista tríplice de todos os desembargadores, ressaltando seu reconhecimento pelo Pleno. Em maio de 2024, Anglizey Solivan de Oliveira foi laureada com a Ordem do Mérito do Legislativo de Mato Grosso “Comenda Senador Filinto Müller”.
A eleição para essa vaga foi exclusiva para o sexo feminino devido a uma resolução da então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. Ela instituiu a política de alternância de gênero para o preenchimento de vagas na segunda instância do Judiciário brasileiro, que deve perdurar até que, pelo menos, 40% dos magistrados do tribunal sejam mulheres.
Conforme o edital do Concurso nº 35/2024, as notas deveriam considerar o mapa estatístico de produtividade das magistradas nos últimos dois anos, documento elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça e disponibilizado para consulta dos membros da Corte estadual.
Ao todo, concorreram ao cargo dezesseis juízas: Juanita Cruz da Silva, Clait Duarte, Sinii Savana Bosse Saboia Ribeiro, Ester Belém Nunes, Lúcia Peruffo, Anglizey Solivan de Oliveira, Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli, Gleide Bispo Santos, Monica Catarina Perri Siqueira, Amini Haddad Campos, Ana Cristina Silva Mendes, Célia Regina Vidotti, Suzana Guimarães Ribeiro, Rita Soraya Tolentino de Barros, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, Christiane da Costa Marques Neves e Tatiane Colombo.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.