Justiça Quarta-feira, 07 de Abril de 2021, 14:00 - A | A

Quarta-feira, 07 de Abril de 2021, 14h:00 - A | A

SMARTFIT

MPMT instaura inquérito contra academia por abusos ao consumidor

RAYNNA NICOLAS
REDAÇÃO

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) instaurou inquérito contra a academia SmartFit em Cuiabá devido à suposta prática de abusos ao consumidor. A portaria, assinada na última segunda-feira (5), é de autoria do promotor de Justiça Ezequiel Borges de Campos. 

Reprodução

smart fit

 

Segundo o documento, consta em denúncia que a academia de dança e ginástica vinha solicitando o comparecimento pessoal à unidade, localizada no bairro Goiabeiras, para a solicitação de cancelamento do contrato de prestação de serviços. A empresa estaria ainda inviabilizando a rescisão do contrato. 

Também consta em denúncia a prática de cobranças de mensalidade durante o período de suspensão do contrato que é conferido pelo fornecedor e denonimado de "tempo de congelamento". 

Se compravadas, as práticas configuram afronta à lei nº 8.078 de 1990 que dispõe sobre a proteção do consumidor. Segundo o promotor, a academia teria exigido do consumidor "vantagem manifestamente excessiva" e recusado o atendimento às demandas dos clientes. Além de uma série de outras violações aos direitos do consumidor. 

No Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) inquérito semelhante foi aberto contra a empresa em julho de 2020. Segundo denúncias recebidas pela ouvidoria do MPRJ, a academia não estaria disponibilizando meios telefônicos ou virtuais para o cancelamento das matrículas de seus alunos, em meio à pandemia de Covid-19.

Segundo o promotor matogrossense Ezequiel Borges, a empresa deve ser notificada e instada a prestar informações ao Ministério Público do Estado.

Outro lado

Por meio de nota, a Smart Fit negou as acusações e afirmou que desde junho de 2020 criou um canal para que todos seus alunos pudessem congelar seus planos, evitando a cobrança de mensalidades. 

Veja a nota na íntegra

A Smart Fit abriu um canal, desde junho de 2020, para que todos seus alunos pudessem congelar seus planos, evitando a cobrança de mensalidades. O congelamento pode ser feito em poucos minutos no site da empresa (www.SmartFit.com.br).

A Smart Fit cumpre e cumprirá todas as exigências legais e do Código de Defesa do Consumidor.

Assessoria de imprensa Smart Fit.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros