O 13º módulo do MBA em Gestão de Cidades, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) em parceria com a Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp), teve como tema “Controle Externo e Dialógico em Cidades Inteligentes”. A aula foi realizada na última sexta-feira (5) e ministrada pela auditora de Controle Externo do TCE-MT, Simony Jin, integrante do Núcleo de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) e assistente-técnica do Comitê de Concessões e PPPs do Instituto Rui Barbosa (IRB).
Na exposição, foram apresentados conceitos sobre o controle externo, diferenças entre controle concomitante e a posteriori, além da relevância do diálogo para a implementação de políticas públicas inovadoras.
A auditora destacou também o uso de instrumentos como o consensualismo e as auditorias operacionais, que podem contribuir para maior efetividade das políticas públicas e para o desenvolvimento de cidades inteligentes.
O encontro, realizado no auditório da Escola Superior de Contas, contou com transmissão ao vivo pelo canal do TCE-MT no YouTube e pela TV Contas (canal 30.2). Durante a aula, foram abordadas as possibilidades abertas por ferramentas digitais e pelo uso de inteligência artificial no controle externo, ampliando o alcance da fiscalização e otimizando a seleção de áreas de risco.
Segundo Simony, o desafio está na segurança dos dados, mas o TCE-MT tem investido no desenvolvimento de soluções para aprimorar a fiscalização.
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e em Direito pela Universidade de Cuiabá (UNIC), a palestrante possui mestrado em Educação pela UFMT e diversas especializações, incluindo Direito e Controle Externo (FGV), Liderança Feminina (MIT) e Modelagem Econômico-Financeira (FIPE). Atualmente, é doutoranda em Função Social do Direito pela Fadisp e preside a Associação dos Auditores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Audipe).
O MBA em Gestão de Cidades integra a estratégia do TCE-MT para capacitação de servidores e gestores públicos. O curso tem carga horária de 360 horas e reúne cerca de mil participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, técnicos e servidores da administração estadual, sendo coordenado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.