O promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), João Batista, destacou o combate a facção criminosa Comando Vermelho (CV), em Mato Grosso e as demais organizações como Primeiro Comando Capital (PCC) e a Tropa Castelar. Conforme o João Batista, o CV ainda é o grupo que mantém soberania no Estado com a atividade do tráfico de drogas, conforme revelou também o Atlas da Violência - Retrato dos municípios brasileiros.
"É claro que o Ministério Público e demais organizações que compõem o Gaeco estão precoupadas com esse crescimento de nomemclaturas [organizações] que tem entrado aqui em Mato Grosso. Mas, de forma mais significativa, estamos combatendo incisivamente a maior facção que impera aqui em Mato Grosso que é o Comando Vermelho. Temos diversas medidas de maneira cautelar, com acusações formuladas em juízo para o fim de cessar essas atividades criminosas e fazer com que essas pessoas que são investigadas, sejam julgadas e condenadas", disse o promotor João Batista à reportagem.
Apesar do CV ainda manter soberania, o Atlas da Violência de 2022, revelou que o PCC tem dominado poder em Mato Grosso, conforme reportado pelo HiperNotícias. O crescimento do PCC em Mato Grosso, facção que nasceu em São Paulo, é explicada por saídas de integrantes do CV por conflitos internos, somada ao surgimento da Tropa Castelar.
LEIA MAIS: Facção criminosa PCC suplanta o CV no domínio da rota do tráfico de drogas em Mato Grosso
Conforme explicou João Batista, a aplicação da pena para um faccionado que é preso varia de acordo o "estado" do crime e atividade que desenvolvem. O promotor explicou que os executores do conhecido "salve" podem ter a pena aumentada e frisou que os crimes violentos partem das próprias organizações que determinam a "disciplina".
"As pessoas que compõem lideranças de cada célula dessas facções, elas determinam aplicações de pena e de natureza grave. As vezes com morte da pessoa que é vítima da violência. Entre eles, quando há o descumprimento do regimento, há um julgamento", explicou.
"O nosso combate vem para cada crime. Se houve tráfico de drogas, lesão corporal de natureza grave, morte. Cada prática dessa é sancionada pela lei penal', completou João Batista.
LEIA MAIS: corpo de adolescente que estava desaparecido é encontrado decapitado em Sorriso
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.