Desde 2022, seleções e clubes da Rússia estão proibidos de disputar torneios internacionais por uma decisão conjunta da Fifa e da Uefa, adotada em resposta ao conflito na Ucrânia. Apesar disso, a Federação Russa de Futebol nunca chegou a ser formalmente suspensa das duas organizações.
A decisão foi celebrada pelo ministro dos Esportes da Rússia, Mikhail Degtyarev, que classificou a medida como um passo importante para o retorno das equipes russas ao cenário esportivo internacional. Em publicação nas redes sociais, ele manifestou a expectativa de que a participação no torneio juvenil represente o início de uma reintegração completa das seleções e clubes do país às competições globais.
Uma possível reaproximação já tinha sido sinalizada recentemente entre as duas partes. Gianni Infantino, mandatário da Fifa já havia manifestado a sua inclinação pelo retorno da Rússia aos torneio de futebol, ao menos nas categorias de base.
"Temos de fazer isso, pelo menos no nível de formação. Essa proibição não alcançou nada", afirmou o dirigente. Em seu discurso, ele afirmou que as punições a país russo geraram apenas "mais frustração e ódio".
A possível volta da Rússia ocorre em meio ao processo gradual de flexibilização das restrições impostas a atletas russos e bielorrussos. Em maio, o Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou o fim das sanções aos atletas da Bielorrússia, permitindo que voltem a competir sob bandeira e hino nacionais. Para os russos, porém, a entidade manteve a orientação de restrições, embora desde 2023 eles possam disputar competições individuais sob bandeira neutra e mediante condições específicas.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.







